A família real do Qatar comprou por 250 milhões de dólares (190 milhões de euros) um quadro de Paul Cézanne, atingindo-se assim um novo recorde na venda de pintura.
O quadro criado pelo inspirador do cubismo e da arte abstrata foi vendido secretamente em 2011, segundo revela a revista Vanity Fair. A pintura a óleo "Os Jogadores de Cartas" mostra dois homens a jogar às cartas, sendo uma das cinco que compõe a famosa série do pintor francês, criada no início do século XX.
As outras quatro pertencem a grandes museus como o Metropolitan Museum of Art, de Nova York; Courtauld, de Londres; Musée d"Orsay, de Paris; e Barnes Foundation, em Filadélfia.
O recorde anterior pertencia a um quadro de Jackson Pollock, vendido em 2006 ao milionário mexicano David Martinez, por 140 milhões de dólares (106,4 milhões de euros).
Segundo a Vanity Fair, pouco antes de morrer, em 2011, o magnata grego George Embiricos teria iniciado as negociações para vender "Os jogadores de cartas", tendo mesmo recebido uma proposta de 220 milhões de dólares, que foi coberta pela família real do Qatar.
Segundo avança a imprensa internacional, agora, nas mãos da família real do Qatar, o quadro será mais um trunfo para reforçar a relevância cultural daquele pequeno país árabe.