As cinco equipas mais rentáveis da NBA tiveram lucros médios de 28,2 milhões de euros nas últimas cinco temporadas, enquanto as oito melhores equipas conseguiram 11,4 milhões, em média, só na época passada. A equipa mais rentável, os Chicago Bulls, teve um lucro médio de 41,7 milhões de euros nos últimos 5 anos.
Os cálculos foram feitos pela revista Forbes, com base nos dados relativos aos resultados antes de serem contabilizados juros, taxas, depreciações e amortizações.
O segredo para o bom resultado dos Chicago Bulls são os adeptos. A equipa está no top 3 das assistências em casa desde 2004 e, nos últimos cinco anos, foi mesmo a que teve mais público em três dessas épocas.
Além dos adeptos, a localização da equipa é também importante para a rentabilidade. Das cinco mais rentáveis, quatro são de cidades muito populosas e com elevados níveis de riqueza: Chicago, Houston, Los Angeles e Nova Iorque.
A exceção à regra das grandes cidades são os Dallas Mavericks, que não têm resultados positivos desde 2002. Apesar de pertecerem a uma das quatro cidades mais populosas da liga e terem ganho a NBA na época passada, a equipa texana está apenas em 26º lugar, com perdas de 6,7 milhões de euros.
A explicação para o mau resultado financeiro dos Dallas Mavericks será a elavada folha salarial, que excede em muito o limite a partir do qual é aplicada às equipas um imposto por pagarem salários demasiado elevados. Só neste imposto, a equipa gastou 14,3 milhões de euros na época passada.
Fora do topo dos mais rentáveis estão os Detroit Pistons que, durante alguns anos, eram uma das equipas mais rentáveis. Na época passada, o rendimento da equipa foi de 7,5 milhões de euros e, para este ano, são esperados prejuízos.
No total, 12 equipas apresentaram resultados negativos, com destaque para o "lanterna vermelha" Charlotte Bobcats. E poderá ser essa a explicação para que a antiga estrela da NBA, Michal Jordan, tenha comprado a maioria do capital da equipa, num negócio de 133 milhões de euros.
Recorde-se que, este ano, a liga profissional de basquetebol dos EUA apenas começou na véspera de Natal, depois de um longa batalha entre os representantes dos jogadores e os donos das equipas relativamente a questões salariais. Levaram a melhor os donos das equipas, em especial das menos rentáveis.
As mais rentáveis:
1. Chicago Bulls (41,7 M)
2. Los Angeles Lakers (28,8 M)
3. Detroit Pistons (25,8 M)
4. New York Knicks (22,7 M)
5. Houston Rockets (22 M)
As menos rentáveis:
26. Dallas Mavericks (-6,7 M)
27. Memphis Grizzlies (-7,3 M)
28. New Jersey Nets (-7,5 M)
29. Indiana Pacers (-7,7 M)
30. Charlotte Bobcats (-9,1 M)