O conceito do Choupana Caffe foi criado por Fernando Lúcio e Ana.Faustino, casados, ambos com 31 anos. Quase de um dia para o outro,.venderam as suas quatro pastelarias em Mafra e mudaram-se para.Lisboa. "Queríamos fazer uma coisa diferente: não uma pastelaria.tradicional", conta Fernando Lúcio, que escolheu a Avenida da.República para se instalar. As viagens que fez com Ana.inspiraram-nos a criar o conceito, alimentado pelos elogios dos.turistas às especialidades portuguesas. .O investimento inicial foi de meio milhão de euros, que Fernando.e Ana preveem recuperar até ao final de 2015. No ano passado.faturaram um milhão, graças à qualidade do pão e dos bolos - tudo.feito no local à exceção de três produtos: "O pão de Mafra, o.iogurte Pronatur, de origem belga e com grande qualidade, e o.chocolate da Nutella, que vem de Itália", conta Fernando..Num ano venderam 312 mil croissants, serviram 13 mil brunches aos.cerca de 600 clientes que diariamente recebem no café. O iogurte foi.uma das apostas ganhas: "Sai numa média de 800 quilos por mês. É.surpreendente! A receção foi excelente", diz. Outro êxito da.casa é o chocolate Nutella que recheia os croissants e as panquecas.- todos os meses vêm 45 quilos de Itália..Aos 14 anos, Fernando já ajudava aos fins de semana no café da.sua terra, Barril (Mafra). "Nem chegava à máquina do café, tinha.de usar uma grade de cervejas", recorda. Depois passou por outros.cafés e foi aprendendo até abrir a primeira pastelaria em Mafra. Os.anos de experiência ensinaram-no a estar sempre atento às.tendências. "Temos de acompanhar, perceber o local onde a loja.está, de que é que as pessoas gostam, do que não gostam..." E.isso é especialmente importante na internacionalização. "Vejo o.Choupana Caffe em muitos sítios. Nas principais cidades da Europa,.em Nova Iorque, um dos nossos sonhos. Mas a primeira loja no.estrangeiro será em Madrid.".Enquanto a expansão não acontece, há outro projeto: a criação.de uma academia para ensinar os colaboradores na produção.alimentar, gestão, vendas e atendimento.