Choupana Caffe: Pastelarias há muitas mas esta tem um toque especial

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O conceito do Choupana Caffe foi criado por Fernando Lúcio e Ana

Faustino, casados, ambos com 31 anos. Quase de um dia para o outro,

venderam as suas quatro pastelarias em Mafra e mudaram-se para

Lisboa. "Queríamos fazer uma coisa diferente: não uma pastelaria

tradicional", conta Fernando Lúcio, que escolheu a Avenida da

República para se instalar. As viagens que fez com Ana

inspiraram-nos a criar o conceito, alimentado pelos elogios dos

turistas às especialidades portuguesas.

O investimento inicial foi de meio milhão de euros, que Fernando

e Ana preveem recuperar até ao final de 2015. No ano passado

faturaram um milhão, graças à qualidade do pão e dos bolos - tudo

feito no local à exceção de três produtos: "O pão de Mafra, o

iogurte Pronatur, de origem belga e com grande qualidade, e o

chocolate da Nutella, que vem de Itália", conta Fernando.

Num ano venderam 312 mil croissants, serviram 13 mil brunches aos

cerca de 600 clientes que diariamente recebem no café. O iogurte foi

uma das apostas ganhas: "Sai numa média de 800 quilos por mês. É

surpreendente! A receção foi excelente", diz. Outro êxito da

casa é o chocolate Nutella que recheia os croissants e as panquecas

- todos os meses vêm 45 quilos de Itália.

Aos 14 anos, Fernando já ajudava aos fins de semana no café da

sua terra, Barril (Mafra). "Nem chegava à máquina do café, tinha

de usar uma grade de cervejas", recorda. Depois passou por outros

cafés e foi aprendendo até abrir a primeira pastelaria em Mafra. Os

anos de experiência ensinaram-no a estar sempre atento às

tendências. "Temos de acompanhar, perceber o local onde a loja

está, de que é que as pessoas gostam, do que não gostam..." E

isso é especialmente importante na internacionalização. "Vejo o

Choupana Caffe em muitos sítios. Nas principais cidades da Europa,

em Nova Iorque, um dos nossos sonhos. Mas a primeira loja no

estrangeiro será em Madrid."

Enquanto a expansão não acontece, há outro projeto: a criação

de uma academia para ensinar os colaboradores na produção

alimentar, gestão, vendas e atendimento.

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