A Chronopost, empresa de correio expresso do grupo francês Geopost, vai lançar um portal que permite a devolução de encomendas se forma simples..O objetivo é responder ao crescimento do 'e-commerce', sobretudo no que diz respeito às encomendas de lojas de roupa online, explica ao Dinheiro Vivo Olivier Establet, administrador delegado da Chronopost Portugal. " "75% das compras online em Portugal são feitas em sites estrangeiros e essas empresas precisam de soluções de devolução", explica o responsável. "No segmento de moda entre 5% e 40% dos produtos são devolvidos, segundo vários estudos realizados", explica o administrador-delegado da Chonopost..Assim, a empresa de correio expresso vai lançar um portal - returnmyportal.com -, que estará disponível em 17 línguas e 27 países, incluindo em Portugal e estará disponível para "a Chronopost e para qualquer outro operador", mesmo para os concorrentes, diz..A devolução é realizada em duas modalidades: a partir do site o cliente imprime uma etiqueta para a devolução, que cola na encomenda, deixando depois o produto a devolver num ponto Pickup (de recolha) da Chronopost. A outra opção é solicitar a recolha ao domicílio..A Chronopost internacional também está a "internacionalizar soluções de B2C que existem em Portugal", explica Olivier Establet. Em causa estão serviços como o Predict (que indica a que horas a encomenda será entregue), que chegará a 17 países da Europa, ou a rede de lojas de proximidade, ou Pickup, que chegará a 13 países da Europa, onde opera a rede Geopost..O portal estará online em julho..Faturação deve chegar aos 50 milhões em 2016.As soluções que estão a ser implementadas reforçam assim a aposta da Chonopost no segmento de clientes particulares, sobretudo no comércio eletrónico, o que se reflete já nos números de 2015.."O ano passado crescemos 12% no B2C mas este ano esperamos que o crescimento seja de 28%", revela Olivier Establet. No primeiro trimestre já se registou um crescimento de 16% na atividade, explica..Em 2015 o total da faturação da Chronopost foi de 36,1 milhões de euros, a que se acrescenta a aquisição de um franchisado, elevando a faturação para 47 milhões de euros..Em 2016 a expectativa é que a faturação ultrapasse os 50 milhões de euros, com a aposta no 'e-commerce'.