Cinco conselhos para otimizar encomendas nas lojas online

Apostar em ferramentas tecnológicas, potenciar a experiência do cliente e estabelecer parcerias com empresas locais são alguns dos truques para aumentar as encomendas.
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As compras online já se tornaram banais, muito por fruto da pandemia que deu um empurrão ao e-commerce. A facilidade de acesso a vários produtos e marcas (que por vezes não estão disponíveis em lojas físicas) e o comodismo, já que à distância de um clique é possível encomendar o que quiser sem ter de sair de casa, fizeram este negócio crescer.

As opiniões dos clientes na plataforma têm sido fundamentais para manter o negócio saudável. Nunca "o cliente tem sempre razão" teve tanto impacto como nos dias de hoje. E, para os clientes continuarem satisfeitos, é importante que as encomendas sejam bem geridas pela página.

A tecnológica catalã Vonzu, que opera nos setores da logística e distribuição, deixa cinco conselhos às empresas que queiram destacar-se na Internet.

1- Tecnologia é a chave

Um negócio que nasce no digital deve evoluir no digital. Por isso, a escolha de uma plataforma de logística deve ser o primeiro passo. Controlo de stocks, gestão de incidências e otimização de processos são fundamentais para o sucesso de uma loja online.

2- Experiência do cliente

Atualmente, os consumidores têm um acesso constante à Internet, por isso, o apoio durante o processo da encomenda é essencial. Para conquistar e reter clientes, a abertura de canais de comunicação expeditos torna-se um fator diferenciador.

3- Entregas personalizadas

A personalização da entrega é importante. Entregar no próprio dia, a escolha do horário ou até o local de recolha são pequenos detalhes que influenciam. Quanto maior o nível de personalização, maior a probabilidade de o cliente ficar satisfeito.

4- Contratar serviços de entrega locais

A sustentabilidade é uma preocupação cada vez maior para os consumidores. Por isso, trabalhar com empresas de distribuição locais ou que tenham práticas sustentáveis na operação, com estafetas em bicicletas, por exemplo, pode ter um efeito mais positivo no cliente.

5- Devolução

As políticas de devolução e reembolso das lojas online devem ser claras e concisas. Se a loja providenciar ao cliente uma maior facilidade nesta matéria, certamente ganhará pontos a seu favor.

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