Cinemas UCI vendidos a grupo chinês

Acordo garante permanência dos cinemas UCI em três complexos em Portugal
Publicado a

Os Cinemas UCI vão ter donos chineses até ao final deste ano. A AMC Theatres, empresa norte-americana detida pelo grupo chinês Wanda, anunciou a compra do grupo britânico Odeon & UCI Cinemas por cerca de 921 milhões de libras (1,08 mil milhões de euros), segundo um comunicado divulgado ao mercado esta terça-feira.

A AMC Theatres quer "aumentar as receitas e o número de espetadores" através da introdução de experiências como "assentos reclináveis, reforçar a comida e bebida e as salas de qualidade superior".

A operação deverá estar concluída até ao final de 2016 e está sujeita à autorização da Direção Geral da Concorrência da Comissão Europeia e está sujeita a consulta do Conselho de Empresas da Europa.

Este acordo marca a entrada da AMC Theatres no mercado de distribuição de salas de cinemas em Portugal, onde vai permanecer, no entanto, a marca UCI, que está presente no El Corte Inglés de Lisboa, Dolce Vita Tejo e Arrábida 20 (Porto). É a segunda maior distribuidora em Portugal, segundo os dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual relativos a 2015.

O grupo chinês Wanda, detido pelo multimilionário chinês Wang Jianlin, passa a ser a primeira empresa com mais de 10 mil ecrãs de exibição em todo o mundo.

Este é a primeira venda de ativos britânicos acima dos mil milhões de dólares desde a vitória do Brexit no referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, indica a Bloomberg.

(Notícia corrigida às 15h23. O grupo AMC não está presente em Portugal através da AMC Networks, responsável pela produção de canais temáticos como AMC, Hollywood, Panda, entre outros, ao contrário do que referia a versão anterior)

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt