Circ defende mais regras para as trotinetes. "Há empresas que não cumprem"

Empresa de partilha de trotinetes elétricas entende que câmara de Lisboa deve apertar regras para que modelo de negócio seja seguro e sustentável.
Publicado a

"Há empresas que não estão a cumprir as regras para a partilha de trotinetes em Lisboa." A acusação foi feita pela Circ, um dos nove operadores a atuar neste mercado em Portugal e que defende um conjunto de regras mais apertadas para a utilização destes veículos na capital e noutras cidades portuguesas.

"É tempo de rever as regras das trotinetes em Lisboa e começar a atuar devidamente. Há empresas que partilham trotinetes e que não cumprem as regras em Lisboa", acusou Felix Petersen, diretor-geral da Circ, num encontro com jornalistas realizado em Lisboa.

A empresa alemã de micromobilidade defende que os operadores devem partilhar os dados em tempo real (o que já acontece em Lisboa); incentivar o bom comportamento dos utilizadores; garantir a manutenção adequada dos veículos, testá-los antes de serem partilhados e garantir que os municípios controlam isso; apostar em empregos com contrato firmado e não "através de formas precárias e informais"; assegurar seguros de utilização que "garantam a proteção dos utilizadores"; e ainda ter um serviço de atendimento permanente em português 24 horas por dia, sete dias por semana.

A Circ defende esta posição para que este mercado seja sustentável e "não haja uma batalha" entre empresas de partilha de trotinetes. A empresa alemã defende ainda que o seguro dos seus utilizadores "é o mais completo do mercado" porque "cobre mesmo pequenos incidentes pessoais com os veículos", algo que "não é praticado por algumas marcas concorrentes".

A empresa alemã diz ainda que existe "um pequeno incidente" com as trotinetes por cada 1000 viagens. A Circ está prestes a atingir o marco de um milhão de utilizações ao fim de cinco meses de operações no mercado português. Este operador refere ainda que "um pequeno número de veículos já foram recolhidos pela Polícia Municipal mas em número bastante inferior ao da concorrência".

A Circ é uma das nove empresas que partilham trotinetes em Portugal. Concorre com a Lime, Hive, Bungo, Tier, Voi, Wind, Bird e Frog.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt