Cloud Amazon. Telecom nacionais 'tranquilas' com entrada de concorrente

O gigante norte-americano entrou no mercado português com um oferta cloud, área em crescimento, competindo com operadores
Publicado a

A Amazon oficializou esta semana a entrada no mercado nacional com a abertura de escritório em Lisboa do Amazon Web Services (AWS), a oferta de serviços cloud. Uma entrada do gigante norte-americano vista com "naturalidade" e "tranquilidade" pelas telecom nacionais que operam neste segmento em franco crescimento para responder às necessidades de armazenamento e consumo de dados das empresas.

“A Altice Portugal vê com naturalidade a entrada de novos players num mercado tão dinâmico e inovador como o português estando por isso atenta, numa ótica de novas parcerias, sempre com o objetivo de continuar a proporcionar aos seus clientes o acesso aos melhores serviços e ofertas”, reagiu fonte oficial da dona do Meo. Em fevereiro, a operadora liderada por Alexandre Fonseca anunciou um investimento de 4 milhões de euros no 'Cubo' da Covilhã, segundo informação da empresa, um dos 10 maiores do mundo.

Uma entrada vista também com tranquilidade pela operadora liderada por Mário Vaz. "A Vodafone sempre apoiou a livre concorrência do mercado, pelo que vê com toda a naturalidade e tranquilidade a entrada de um novo player na esfera dos serviços de IT e comunicações", garante fonte oficial da operadora.

A NOS considera que os serviços oferecidos pela Amazon podem ser complementares aos dos dos operadores nacionais. "A NOS assume-se como parceiro para a transformação digital das empresas portuguesas e, nesse sentido, tem investido em novas infraestruturas de data centres e tecnologias de cloud", reagiu a operadora liderada por Miguel Almeida.

"Esta é uma área estratégica para o mercado empresarial e nessa medida considera positiva a entrada de outros players no mercado que encara, mais do que como concorrentes, como possíveis parceiros. As grandes clouds mundiais, como a AWS, concorrem com os operadores nacionais numa parte dos serviços. No entanto, o investimento neste tipo de soluções implica uma relação e um acompanhamento numa oferta customizada e integrada necessários para a gestão do complexo processo de transformação digital das empresas", ressalvam. Ou seja, "os serviços da Amazon podem ser complementares aos da NOS que pode assumir o papel de agregador das necessidades dos clientes corporate numa oferta de cloud híbrida."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt