Combustíveis voltam a subir na segunda-feira. Desta vez são três cêntimos

Publicado a

Os preços dos combustíveis vão voltar a subir na segunda-feira, sendo que desta vez o aumento pode mesmo chegar aos três cêntimos, tanto na gasolina e no gasóleo, apurou o Dinheiro Vivo junto de fonte do sector.

Assim, tendo em conta os preços referidos no site www.maisgasolina.pt, que usa os preços médios de referência das principais empresas de combustíveis, o gasóleo deverá chegar aos 1,52 euros por litro e a gasolina aos 1,72 euros.

No entanto, tendo em conta todo o universo de bombas de gasolina em Portugal, analisado pela Direção Geral de Energia (DGE), os preços médios poderão ficar-se pelos 1,47 euros por litro no gasóleo e os 1,68 euros por litro na gasolina.

Já a semana passada os preços tinham subido, cerca de meio cêntimo no gasóleo e de dois cêntimos na gasolina, depois de uma descida na última semana de julho. No entanto, nas últimas seis semanas os combustíveis têm vindo a evoluir naquela que é já a segunda grande subida de preços deste ano.

Ainda assim, tanto a gasolina e o gasóleo estão ainda abaixo dos preços registado em março e abril, quando os combustíveis atingiram máximos históricos.

A contribuir para o aumento previsto para segunda-feira está a evolução das cotações em euros na Europa que desde o início de Julho já subiram 15,7% no gasóleo de 14,6% na gasolina. Desde o início de agosto, a subida foi de cerca de 6% em cada um dos combustíveis.

E para este aumento estão a contribuir uma série de factores externos como o furacão Ernesto que atravessou o Golfo do México esta semana, a diminuição dos stocks de crude e de produtos refinados nos Estados Unidos, a instabilidade no Médio Oriente e ainda a desvalorização do euro face ao dólar, que torna mais caro comprar a mesma quantidade de gasolina ou gasóleo, cujas cotações são fixadas em dólares.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt