Como calcular o valor de um "like"

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Durante

a década em que trabalhei em marketing na web, passei uma quantidade imensa de

tempo em várias conferências desta área, e li inúmeros livros e blogues sobre "new

media". E, nos últimos anos, reparei numa tendência perturbadora no que tem a

ver com redes sociais no mundo da comunicação.

Muitos dos conselhos e estratégias

que ouço resumem-se a pouco mais do que superstições do tipo "unicórnios e arco-íris" como "envolver-se na conversa" e ser

incrível." Grande parte do setor não se tem limitado apenas a ignorar a métrica

pura e dura e a matemática dos euros e cêntimos associada ao ROI (retorno do

investimento); tem havido na realidade uma manifesta oposição à medição e

justificação de resultados.



Os

marketeers eficientes esperam ver um ROI claramente positivo para todos os canais

de marketing online incluindo o e-mail, busca e exibição de conteúdo

publicitário. Mas por alguma razão, muitos parecem esquecer-se sobre o retorno no

que diz respeito a canais como o Facebook e o Twitter.



Na

HubSpot, a empresa de software de marketing "inbound" onde trabalho, somos obcecados

com dados e métrica pura e dura em cada centímetro do nosso negócio. Por isso,

não me pareceu difícil devermos perceber exatamente qual é o valor de cada

relação nas redes sociais para os nossos resultados.

Foi por gostar tanto de números

que comecei a trabalhar na fórmula do valor de um "like" (VOAL).

A

fórmula VOAL é algo parecido com isto:

L/UPM x(LpDx30)x(C/L)xCRxACV= Valor de um Like

L (Total de "Likes"): O número total de membros do

público ligados à sua conta na rede social. No Facebook, estes são os "Likes" na

sua página, e no Twitter, estes são os seguidores.

UpM ("Unlikes" por mês): O número médio de fãs que "deixam

de gostar" da sua conta na rede social todos os meses. No Facebook, isto é um

"não gosto," e no Twitter, isto é um "não seguir."



LpD (Links por dia): O número médio de vezes que

publica links, e converte potencialmente links impulsionados pela sua conta nas

redes sociais. No Facebook, isto é o número de publicações, por dia, que levam a

uma página no seu website. No Twitter, isto é o número de vezes, por dia, que você

coloca este tipo de links.



C (Média de Cliques): O número médio de cliques nos

links para o seu site que publicou nas suas contas nas redes sociais.





CR (Taxa de Conversão):
A taxa de conversão média do seu

website, de visita a venda ou visita a ganhos. Isto pode ser uma média global, mas

para uma maior precisão, use a taxa de conversão medida a partir do tráfego que

vem da rede social que está a calcular.



ACV (Valor Médio de Conversão): O valor médio de cada

"conversão." Neste contexto, uma "conversão" é a ação que utilizou

para medir a CR. Pode ser o preço médio de venda ou o valor médio de ganhos. Para

uma maior precisão, use o valor médio de conversão do tráfego que vem da rede

social em causa.



É

relativamente fácil para qualquer marketeer com um software decente de análise

(como o Google Analytics ou o Marketing Analytics da HubSpot) para rastrear o

tráfego das redes sociais e atribuir valores de ganhos ou aquisição de clientes.

Torna-se mais difícil quando queremos perceber quanto tempo ou dinheiro nos

devemos sentir confortáveis a gastar para chegarmos aos nossos objetos.

A

primeira parte da fórmula usa UpM e L para calcular uma taxa de "churn"

(desistência) para quem o segue nas redes sociais. Isto permitir-lhe-á obter a

duração média de tempo que um utilizador individual manterá a subscrição do seu

perfil nas redes sociais.

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