Trabalhar com alguém que odeia pode causar-lhe distracção e levá-lo à exaustão. Um colega insuportável pode afectar negativamente a sua atitude e desempenho. . Em vez de se concentrar no trabalho que têm que fazer em conjunto, você acaba por perder tempo e energia tentando manter as suas emoções sob controlo e ao tentar controlar o comportamento da pessoa. . Felizmente, com a táctica certa, você ainda pode ter um relacionamento produtivo ao trabalhar com alguém que pura e simplesmente não suporta. . A opinião dos peritos . Se trabalha com alguém que não gosta, então saiba que não está sozinho. O colega detestado é um arquétipo familiar. Robert Sutton, professor de gestão e engenharia da Universidade de Stanford e autor de Good Boss, Bad Boss e de The No Asshole Rule, diz que isto é parte da condição humana. "Existem sempre outras pessoas, quer sejam parentes, vizinhos ou nossos colegas, com quem corremos o risco de nos pegarmos". . Evitar pessoas de quem não gostamos é, regra geral, uma táctica de sucesso mas isto nem sempre é possível no local de trabalho. "Algumas pessoas existem, quer queiramos quer não", explica Daniel Goleman, co-director do Consortium for Research on Emotional Intelligence in Organizations da Universidade de Rutgers e autor de The Brain and Emotional Intelligence: New Insights. Da próxima vez que estiver a apunhalar mentalmente a pessoa na mesa ao seu lado, tenha em conta os seguintes conselhos. 1) Gira a sua reacção. A sua reacção ao colega odiado pode ir do ligeiro desconforto à hostilidade total. Goleman diz que o primeiro passo é gerir a reacção, na presença da pessoa incomodativa e abrasiva. Não pense como é que a pessoa está a agir, mas pense como é que você reage. . É mais produtivo focar-se no seu comportamento porque você pode controlá-lo. De forma a manter a pistola no coldre, Goleman aconselha-o a praticar um método de relaxamento diário. Isto vai "aumentar a sua habilidade para gerir o stress, o que significa que a pessoa irritante vai deixar de ser irritante". . 2) Guarde o seu ódio dentro de si. Enquanto trabalha com desprazer, evite a tentação de tentar influenciar outros colegas. Não encurrale alguém junto da fotocopiadora e diga: "Há alguma coisa no Pedro que não me cheira bem, não achas?" Sutton destaca que todos temos a tendência de procurar a confirmação das nossas opiniões, mas devemos resistir a isto. "Porque as emoções são tão contagiosas, podemos deitar todos abaixo". . Além disso, falarmos mal de alguém no trabalho pode reflectir negativamente em si. Pode ganhar a reputação de ser pouco profissional ou ser ganhar a reputação de ser uma pessoa difícil, e a má-língua pode voltar para si. Não se esqueça do velho ditado: "Nas costas dos outros vêem-se as nossas". . E se tiver mesmo que desabafar, escolha cuidadosamente com quem o faz. Idealmente, escolha pessoas fora do escritório. . 3) Pense bem se o problema não será seu e não de outros. . Assim, que controlar as suas reacções, pense no que é que não gosta nessa pessoa. Existe algo específico que o irrita? É só por a pessoa ser diferente de si? Ele lembra-lhe o seu pai? Você gostava de ter o cargo dela? A inveja e outras emoções negativas pode levar-nos a avaliar mal e tratar os outros de forma injusta. . "Quando alguém está a dar-se melhor do que nós, tendemos a desprezar estas pessoas". As diferenças podem-nos tornar tendeciosos. "A nossa pessoa favorita no mundo somos nós próprios. . "Quanto mais uma pessoa é diferente de nós, maior a probabilidade de termos uma reacção negativa perante essa pessoa". Concentre-se nos comportamentos, e não nas características que o irritam mais, de forma a ajudá-lo a discernir os estereótipos da verdadeira antipatia". . Comece por considerar que a pessoa que está a fazer coisas de que você não gosta mas que é uma boa pessoa", explica Sutton. Ao melhor entender o que o incomoda, pode também ser capaz de ver o seu papel na situação. . "É razoável assumir que você é parte do problema", explica o professor. Seja honesto consigo próprio sobre as suas responsabilidades na situação. E procure padrões. "Se todos os sítios onde for, existir alguém que odeie, então é um mau sinal", afirma. 4) Passe mais tempo com a pessoa em questão . "Uma das melhores formas de começar a gostar de alguém com quem não simpatizamos é trabalhar num projecto que requer coordenação", explica o professor Sutton. Isto pode parecer contra intuitivo se quisermos fugir da pessoa, de todas as vezes que nos deparamos com ela. . Mas ao trabalharem juntos, podem vir a entendê-lo melhor e talvez desenvolver alguma empatia. "Podem sentir compaixão em vez de irritação", diz Goleman. Pode descobrir que existem razões para as suas acções: stress em casa, pressão do seu patrão, ou talvez ele tenha tentado agir de uma forma diferente e tenha falhado. . Ao passar mais tempo com o seu inimigo vai também garantir-lhe que vai ter mais oportunidades para ter experiências positivas. Mas antes de começar a trabalhar com alguém de quem não gosta, relembre-se que existe uma excepção. "Se for alguém que viole a sua ética moral, talvez afastar-se seja a melhor estratégia", defende Sutton. . 5) Considere dar feedback sobre o que pensa da pessoa odiada . Se nenhum dos conselhos acima funcionou para si, pode então considerar dar algum feedback ao seu colega. Pode ser que o que o incomoda seja algo do foro profissional. "Não assuma que a pessoa saiba que está a pisar o risco", explica o professor. Não deve assim estar constantemente a chamar a atenção da pessoa. . Foque-se nos comportamentos que podem ser controlados e descreva como é que estes o impactam e o vosso trabalho em conjunto. Se os seus sentimentos forem transmitidos de forma correta, pode ajudar a esta pessoa a ficar mais consciente das suas acções e aumentar a sua eficácia. . Mas deve agir de forma cautelosa. Goleman avisa que o dar feedback à pessoa em questão "depende se você for bom comunicador e depende da receptividade da pessoa". Se sentir que pode ser aberto e se tiverem uma conversa civilizada focada no trabalho, então avance de uma forma suave. Mas se suspeitar que a pessoa vai procurar vingar-se ou agir de uma forma irracional, ou transformar a questão em algo pessoal, não arrisque" . O perigo de dar feedback emocional é que as pessoas levam a peito e pode levar a um aumento das hostilidades", diz Goleman. Você também precisa de estar receptivo a ouvir algum feedback. Se não gostar do que ouvir, então as possibilidades são de que a pessoa também não morre de amores por si. . Adopte uma atitude de não-quero-saber . Em situações onde estiver "encravado" e não poder dar feedback, o professor Sutton recomenda-o a "praticar a arte de desprezo emocional ou pura e simplesmente ignorar completamente". Ao ignorar os comportamentos irritantes, neutraliza assim o que o afecta. . "Se ele estiver a ser chato mas se isso não o incomodar, então não há problema", explica Goleman. Este tipo de re-emolduramento cognitivo pode ser eficaz em situações onde não exerce nenhum controlo sobre a situação. O que deve fazer: - Gerir a sua reacção ao comportamento em primeiro lugar - Pratique a arte do desprezo emocional para que os comportamentos da pessoa não o irritem . - Passem tempo juntos para conhecer melhor a pessoa e melhor compreender o que a motiva . O que não deve fazer: . - Assumir que o problema é só da outra pessoa. Você também deve desempenhar algum papel . - Contar a outras pessoas, que podem ser influenciadas negativamente por si ou podem julgar-lhe pelas suas queixas . - Dê feedback à pessoa a não ser que consiga focar-se somente em assuntos do trabalho e poder evitar um conflito pessoal