Como funciona o negócio do ouro?

Publicado a

Portugal vive uma grave recessão económica mas o mercado do ouro está ao rubro: Só nos primeiros seis meses do ano as exportações do metal dourado tiveram um aumento de 83,4% face a período homólogo.

O preço do precioso metal tem sofrido uma valorização tremenda nos últimos anos. No espaço de apenas 5 anos, a onça de ouro valorizou uns

impressionantes 169%, 824 euros, atingindo actualmente os 1311 euros na

bolsa de Nova Iorque.

Em Portugal foram vendidos mais de 382 milhões de euros em ouro o primeiro semestre, um valor 132 vezes superior ao mesmo período de 2007. Os destinos principais do ouro português, 95% das exportações, são a Bélgica, Itália e Espanha. Basta aliás percorrer as ruas de qualquer cidade portuguesa e verificar que as lojas de compra e venda de ouro multiplicaram-se no espaço dos últimos dois anos.

O aumento da venda de ouro português para países estrangeiros contrasta com a quebra de 7,1% na procura do metal a nível global no segundo trimestre. Segundo o World Gold Council (WGC, organização internacional de empresas do sector) a descida deve-se à falta de investimentos e na queda de compra de joalharia na Ásia.

Mas como é que funciona o negócio do ouro?

Quando alguém quer vender ouro e dirige-se a uma loja, a peça começa primeira por ser avaliada, com a loja a estabelecer um preço para a peça, conforme a cotação diária do ouro e com uma margem comercial que pode atingir os 20%.

Após a compra, a peça é derretida e transformada em barra de ouro, um processo que pode demorar pelo menos 20 dias.

A margem comercial serve aqui para prevenir potenciais oscilações do mercado entre o momento em que a peça de ouro é comprada numa loja até a barra estar pronta para ser vendida.

As empresas vendem depois as barras de ouro consoante o preço fixado duas vezes ao dia na bolsa de Londres, mais uma margem que a empresa coloca por cima, o premium. As empresas costumam cobrar um maior premium quanto mais baixo é o valor da barra de ouro, e quanto mais alto for o valor da barra, menor é o premium.

No mercado estão disponíveis barras desde um grama, a um preço que ronda os 50 euros, até um quilo, à venda por um valor superior a 40 mil euros.

Leia também:

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt