Como renovar o Cartão de Cidadão e Carta de Condução sem sair de casa

Apesar de os serviços já se encontrarem abertos ao público, esta é uma forma de não perder tempo em deslocações e no atendimento.
Publicado a

A pandemia veio acelerar uma série de processos. Entre os quais a possibilidade de renovar documentos sem sair de casa. Mas, para isso, preciso ter ligação à internet. É o caso da renovação do cartão de cidadão e da carta de condução.

Apesar de os serviços já se encontrarem abertos ao público, esta é uma forma de não perder tempo em deslocações e no atendimento.

As pessoas com 25 anos ou mais, que tenham o Cartão de Cidadão caducado ou quase a caducar, vão receber em casa a carta com os códigos PIN da renovação automática sem alteração de dados. Esta carta PIN contém os códigos do cartão e uma referência multibanco válida durante 60 dias.

No caso de não ser preciso alterar nenhum dado neste documento, basta fazer o pagamento e o seu cartão será enviado para a sua morada por correio registado. A renovação tem um custo de 16,20 euros.

A entrega do cartão de cidadão em casa só pode ser feita ao titular do cartão. Assim, no momento da entrega, deve apresentar:

- A carta PIN, necessária para o funcionário dos CTT fazer a leitura do código QR que se encontra no exterior da carta;

- Um documento oficial com fotografia (cartão de cidadão, mesmo se estiver caducado, passaporte ou carta de condução), necessário para a confirmação presencial da identidade.

Também é possível renovar este documento com recurso à Chave Móvel Digital (CMD) ou a um leitor de cartões e carta PIN.

Aceda ao portal ePortugal, selecione "Renovar cartão de cidadão" e escolha a opção "Renovar agora". Depois deve autenticar-se com o PIN da sua CMD.

Se não tiver CMD, deve selecionar a opção "Cartão de Cidadão" e descarregar o plugin "autenticação.gov". De seguida, deve abrir o plugin, ligar o leitor de cartões ao computador, inserir o seu cartão de cidadão e voltar à página de autenticação. Depois deve colocar o código da carta PIN.

A partir daí, é possível ainda alterar o seu apelido, morada e contactos. No final deve também indicar onde pretende levantar o seu cartão: pode optar pela entrega do cartão em casa, por correio registado, ou pelo levantamento num balcão.

Ser-lhe-á apresentada uma referência multibanco para fazer o pagamento e terá três dias úteis para o fazer.

A renovação da carta de condução também pode ser feita online com recurso à CMD. E além de poupar tempo, vai poupar dinheiro também, já que através deste meio pode contar com um desconto de 10% face aos 30 euros que se paga num balcão. Este preço aplica-se apenas a quem tem até 70 anos, uma vez que a partir dessa idade o custo da renovação é de 15 euros.

Aceda mais uma vez ao portal ePortugal e na área "Como renovar a carta e condução", selecione a opção "Revalidar agora".

Será automaticamente reencaminhado para a página no IMT online. Deve registar-se com as credenciais do Portal das Finanças, com a CMD ou com um leitor de cartões.

Depois para iniciar o pedido, deve ir à área de "Condutores", clicar em "Pedido de carta de condução" e escolher a opção "Revalidação da carta de condução". Faça o upload dos documentos necessários e no final será apresentada uma referência multibanco que apenas fica disponível para pagamento após 24 horas. Deverá realizar o pagamento no prazo de 10 dias seguidos.

Esclareça todas as suas dúvidas no Manual de Apoio ao Utilizador disponibilizado pelo IMT online.

O portal ePortugal disponibiliza apoio por videochamada em alguns serviços. Para tem de aceder ao site e escolher o botão Suporte, que aparece no lado direito da página.

O serviço de apoio por videochamada está disponível para renovar o cartão de cidadão, no caso de pessoas com 25 anos ou mais e com dados biométricos atualizados, para alterar a morada do cartão de cidadão, para ativar a CMD ou alterar dados, revalidar a carta de condução, pedir o certificado de registo criminal de pessoas singulares, associar atributos empresariais com o Sistema de Certificação de Atributos Profissionais (SCAP) e marcar uma consulta no centro de saúde.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt