Não se trata de sumos funcionais, mas "de uma gama de sumos de vegetais para quem procura sabores diferentes", distingue João Nuno Pinto, diretor de Marketing da Sumol+Compal para Portugal e Espanha.
Nos super e hipermercados a Compal já colocou uma gama de três sumos veggie - tomate (200ml e 1L); Beterraba-Maça (1L) e Multi Veg (1L), com um preço recomendado de 1,49 euros para a embalagem de um litro.
Para marcar o lançamento a Compal chamou o bartenders Red Frog a criar uma Carta Compal Veggie, com nove sugestões para experimentar a nova gama da marca. No dia 15 no rooftop do hotel Mundial, a carta será acompanhada por finger food criada pelo chef Miguel Laffan, do restaurante L'AND, o primeiro no Alentejo a receber uma estrela Michelin. Um copo Veggie, um kit de degustação e Compal Veggie Spots são outras das iniciativas da marca para esta nova gama.
O que levou a Compal a entrar no segmento dos sumos funcionais?
A gama Compal Veggie não constitui uma gama de sumos funcionais. É uma gama de sumos de vegetais para quem procura sabores diferentes, intensos e com uma personalidade própria, privilegiando o lado saudável e de bem-estar que é inerente aos Vegetais.
Os estudos e as análises de mercado demonstram que atualmente os sumos de vegetais são uma das 10 inovações com maior potencial nos bens de consumo a nível mundial. Por trás dessa tendência está a preocupação e a procura ativa em incorporar mais vegetais na alimentação diária e está também a busca de sabores novos capazes de provocar surpresa.
Queremos assim abrir uma nova categoria, que seja percebida como tendência, criando vontade e apelo à experimentação no momento de consumo de final de tarde, expandindo assim a categoria dos sumos a um novo universo por explorar.
Com que oferta estão a entrar no mercado? É um desenvolvimento interno ou colaboraram com alguma entidade para a criação desta nova linha?
A nova gama Compal Veggie tem três propostas de sabor distintas: o sumo de tomate - feito a partir do sumo e polpa, com uma pitada de sal; o sumo de Beterraba-Maçã - uma combinação para os apreciadores de uma textura mais líquida; e o sumo Multi Veg - que junta tomate, pepino, aipo, cenoura e beterraba e é temperado com pimento, cebola, sal, orégãos, alho e especiarias.
É uma gama desenvolvida na sua totalidade pela equipa de inovação da marca Compal, no seguimento de muitas outras lançadas ao longo dos seus 62 anos de vida, onde procuramos antecipar tendências e continuar a surpreender os consumidores, mantendo sempre a nossa naturalidade e excelência.
O objeto é manter uma oferta base e fazer, à semelhança da linha de sumos tradicional da Compal, edições limitadas?
Neste momento queremos sobretudo trabalhar o conceito e a proposta base da gama. Tratando-se de uma nova proposta de bebida, o importante é garantir a criação de um hábito, um ritual de consumo que se torne rotineiro para uma parte do nosso target. A partir desse momento acreditamos que teremos potencial para crescer numa base sustentada, criando condições para gerar entusiasmo em torno dos sumos de vegetais.
Este mercado representa que volume de receitas no mercado português? Com que quota a Compal pretende fechar o primeiro ano de atividade?
O volume de vendas ainda é muito reduzido, dado que o lançamento é muito recente. Temos como objetivo ser líderes neste mercado, mas acima de tudo queremos impulsionar e fazer crescer o segmento como um todo.
A nível de comunicação onde vão focar a vossa atividade ao nível de público-alvo? E que iniciativas, além do sunset para o próximo dia 15, estão a planear para divulgar a oferta?
Focámo-nos no sabor e na experiência da degustação, explorando a riqueza e a intensidade dos sumos de vegetais, por isso desenvolvemos uma carta especial com sugestões surpreendentes, muito diversificadas. Assim, iremos marcar o lançamento da gama com o "Sunset Compal Veggie, by Red Frog", que promete ser uma experiência de sabor criativa e diferente. Estamos também a preparar algumas ativações no Canal Horeca, com a Carta Compal Veggie para restaurantes, o copo Veggie (um "copo proprietário"), o Kit de degustação Compal Veggie e Compal Veggie Spots. Vamos ainda surpreender os consumidores com degustações premium, no retalho alimentar, onde vão poder experimentar algumas sugestões da Carta Veggie. Tudo isto será complementado com parcerias de comunicação e conteúdo em vários meios de comunicação.