
A Infraestruturas de Portugal recebeu duas propostas ao Concurso Público com Publicidade Internacional para a Concessão da Linha Ferroviária de Alta Velocidade entre Porto (Campanhã) e Oiã, que integra a 1ª de três fases da nova Ligação Porto – Lisboa, anunciou o Governo.
Em comunicado, diz o Ministério das Infraestruturas e Habitação que "caberá agora ao Júri do concurso proceder à análise das propostas apresentadas pelos concorrentes, de acordo com o Programa do Procedimento".
A entrega de propostas para o troço Porto-Oiã marca o arranque da primeira fase da nova linha de alta velocidade (LAV) entre Porto-Lisboa, sendo que o objetivo, sublinha o Executivo, "é impulsionar de forma competitiva o setor ferroviário, reconhecendo-o como um meio essencial para a mobilidade das populações, bem como o aumento da produtividade e competitividade do tecido empresarial instalado em Portugal".
Citado no referido comunicado, o ministro das Infraestruturas e Habitação "lembra que este é o início de um caminho decisivo com vista a construir decisões políticas que impactam muito positivamente na vida dos cidadãos". Miguel Pinto Luz acrescenta: “Estamos a construir futuro. Muito mais que descarbonizar, trata-se de mudar o modo de pensar relativamente ao transporte, uma decisão de verdadeira coesão territorial e social. Ir de Lisboa ao Porto em 1h15? Porquê usar um avião quando o comboio o assegura? Decisões de hoje, para uma vida inteira.”
Diz ainda o Governo que Portugal "prossegue com a concretização dos objetivos da Comissão Europeia de duplicar o tráfego ferroviário de passageiros, em complementaridade com a linha ferroviária convencional e numa lógica multimodal e sustentável com outras alternativas de mobilidade".