A confiança dos consumidores alemães deteriorou-se acentuadamente pelo segundo mês consecutivo, caindo para um novo mínimo, à medida que a guerra na Ucrânia e a inflação desvaneceram as esperanças de uma recuperação pós-pandemia..A Society for Consumer Research (GfK) prevê uma queda de 10,8 pontos para o seu indicador - com base nas opiniões de quase 2.000 inquiridos e que mede a confiança dos consumidores - de 15,7 negativos em abril para 26,5 negativos em maio..Assim, o clima de consumo afunda-se para um novo mínimo histórico e cai significativamente abaixo do anterior recorde negativo na primavera de 2020 durante o primeiro confinamento público da Alemanha, disse esta quarta-feira a consultora num comunicado..Um aumento acentuado da propensão para poupar em abril acelerou esta queda.."A guerra na Ucrânia, bem como a elevada inflação, atingiram duramente o sentimento de consumo. Isto acabou por frustrar as esperanças de uma recuperação como resultado da flexibilização das restrições relacionadas com a pandemia", disse Rolf Bürkl, especialista em consumo da GfK..A explosão dos preços da energia em resultado da grande incerteza causada pela guerra, bem como as extensas sanções contra a Rússia, provocaram também uma diminuição das perspetivas de rendimento dos consumidores..As elevadas taxas de inflação fazem com que o poder de compra dos consumidores se desvaneça..Assim, o indicador das perspetivas de rendimento atingiu o seu valor mais baixo em quase vinte anos em abril, caindo para 31,3 pontos negativos, 9,2 pontos abaixo do valor de março..A última vez que foi registado um valor pior foi em fevereiro de 2003, quando o indicador atingiu 32,8 pontos negativos.."Só pode haver uma mudança sustentável no clima de consumo se houver negociações de paz bem-sucedidas relativamente à guerra na Ucrânia", acrescenta Bürkl..As expectativas económicas também voltaram a sofrer perdas significativas depois da quebra do mês passado; o indicador caiu para 16,4 pontos negativos em abril, 7,5 pontos abaixo dos de há um mês, e quase 24 pontos abaixo dos de há um ano..Os consumidores acreditam que o risco para a economia alemã aumentou ainda mais e que o perigo de uma recessão é elevado..Associada à queda das expectativas económicas e de rendimentos, a propensão para comprar também diminuiu pela terceira vez consecutiva..Assim, o indicador correspondente perdeu 8,5 pontos em abril para 10,6 pontos negativos, o valor mais baixo em mais de treze anos..A última vez que o indicador foi ainda pior foi em outubro de 2008, durante a crise financeira e económica, quando caiu para 20,1 pontos negativos..Além da incerteza geral, é sobretudo a subida acentuada dos preços que está a amortecer os consumidores, diz a consultora.