Conheça a rotina matinal da mestre da arrumação Marie Kondo

A mestre em organização japonesa começa os seus dias às 6:30 e faz questão de dizer 'bom dia' à sua casa.
Publicado a

Marie Kondo está prestes a tornar-se num verbo no que toca à organização e arrumação. Nunca ouviu falar nela? Consultora de arrumação, autora e estrela da série da Netflix "Marie Kondo: A Magia da Arrumação", a japonesa afirma ter o sonho de "organizar o mundo".

Otimizar é palavra de ordem para Marie Kondo, também conhecida como KonMari, que acredita que a sua marca se tornou num sinónimo da sensação de simplificar para maximizar a alegria e a produtividade, indica o CNBC.

Para um dia de sucesso, Marie Kondo acorda às 6:30 e começa o dia cumprimentando a sua casa. "Depois de acordar, foco-me na casa. Por exemplo, digo 'bom dia' à minha casa", conta. Depois saúda os membros da família e abre todas as janelas "para circular o ar".

Depois faz yoga durante 20 minutos. "Faço yoga com base num livro que comprei no Japão", diz. A seguir ao exercício matinal, toma o pequeno-almoço e prepara o dos filhos. Aquilo que comem depende da altura do ano e da sua disposição. "No verão, adoro fazer sumos naturais. No inverno, costumamos comer pequenos-almoços japoneses. É muito saudável. Consistem em arroz e sopa miso".

Marie Kondo diz que não tem nada definido para a primeira refeição do dia. Basicamente come aquilo que acha ser melhor para aquele dia em particular.

Ainda de manhã, a especialista em organização limpa o chão em frente à porta de casa, do lado de fora. "No Japão, existe o conceito de limpar o chão da entrada, por isso também o faço", explica. "No Japão há uma divisão clara entre o exterior e o interior. A entrada [da casa] é onde podemos deixar todo o pó que acumulamos no exterior".

A ideia de demonstrar respeito intencional pelos objetos físicos define a filosofia de Marie Kondo. Quando chega a casa, diz 'olá' e devolve todos os objetos que levou na mala aos sítios onde pertencem. "Cada objeto tem um lugar. Devolvo-os aos seus lugares e, é claro, também comunico com eles".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt