Conheça o animal pré-histórico que foi descoberto no Algarve

Um fóssil de uma salamandra com dois metros foi descoberto na região do Algarve. Investigadores apontam para que este tenha vivido há mais de 200 milhões de anos.
Publicado a

A descoberta foi feita por uma equipa de investigadores estrangeiros, na qual se integra o paleontólogo português Octávio Mateus, que faziam escavações na zona sul do país. O fóssil encontrado remonta à época jurássica, estimando-se que tenha aproximadamente 228 milhões de anos. Os paleontólogos deram o nome de Metoposaurus algarvensis, tendo em conta local onde foi encontrado o esqueleto, em Loulé.

Estes anfíbios são parentes das salamandras que todos conhecemos, mas com proporções maiores do que as atuais. A espécie encontra-se extinta há milhões de anos, antes da época dos dinossauros. Para os investigadores uma das razões apontadas para a sua extinção é a seca dos rios e lagos onde o animal habitava.

Como o seu corpo era pesado e as suas eram patas pequenas, os movimentos eram quase impossíveis, acabando por ficar pela zona ribeirinha, mesmo que o rio estivesse sem água até acabar por morrer. O lago terá secado devido a alterações climatéricas.

"A descoberta é o exemplo de um achado de uma época da qual conhecemos muito pouco em Portugal, o Triásico, há cerca de 200 milhões de anos, altura em que viveram alguns dos primeiros dinossauros", referiu o paleontólogo Octávio Mateus.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt