Com o petróleo a negociar abaixo da fasquia dos 30 dólares, o preço dos combustíveis tem vindo a cair nas últimas semanas. Esta terça-feira, o barril de brent voltou a negociar na casa dos 29 dólares e as quedas poderão acentuar-se ainda mais.
A gasolina 95 mais barata continua acima de 1,22 euros, mas o gasóleo já está a ser vendido, por todo o país, por menos de 1 euro o litro.
De acordo com os dados atualizados esta terça-feira pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), há, pelo menos, 50 postos onde o gasóleo está abaixo de 1 euro. O Intermarché de Paços de Ferreira vende o mais barato, a 91 cêntimos. A bomba J. Lourenço de Castelo Branco e o E. Leclerc da Figueira da Foz fecham o pódio, com gasóleo a 92 cêntimos.
Se quiser abastecer com gasóleo simples, não aditivado, encontra gasóleo abaixo de 90 cêntimos. O Intermarché, desta vez em Vila Real de Santo António, volta a ser o campeão dos preços, com gasóleo simples a 86 cêntimos o litro. Mas a lista é grande e, mais uma vez, há pelo menos 50 postos com gasóleo simples abaixo de 90 cêntimos.
No caso da gasolina 95, a mais barata vende-se na J. Lourenço de Castelo Branco, a 1,22 euros o litro. Por todo o país, há postos com gasolina 95 abaixo de 1,3 euros.
Já a gasolina simples mais barata está quase a passar a fasquia de 1 euro: vende-se na Galp do Continente da Amadora e custa 1,044 euros por litro.