
Esta semana, no podcast “No limite da Inteligência Artificial”, do Dinheiro Vivo, falamos sobre o impacto ambiental e sustentabilidade do uso da Inteligência Artificial, e falamos das preocupações com fontes de energia, como o regresso do uso do nuclear, que é visto com cautela devido à sua não-renovabilidade.
Como habitualmente, o jornalista Bruno Contreiras Mateus está à conversa com Paulo Dimas, vice-presidente de Inovação de Produto da Unbabel e CEO do centro para a IA responsável em Portugal, e serão acompanhados, como nos episódios anteriores, por uma especialista nestes temas, que irá também acrescentar um olhar feminino. A convidada deste sexto programa é Márcia Pereira, CEO da Bandora Systems, que utiliza inteligência artificial para melhorar a eficiência energética e a gestão de recursos dos edifícios.
Pegando justamente no tema da IA associada à eficiência energética e à sustentabilidade dos edifícios, Márcia Pereira explica como a tecnologia pode ser aplicada na otimização do consumo energético, reduzindo potencialmente os gastos.
Estes são apenas alguns dos pontos de destaque nesta conversa que pode ouvir nas plataformas de streaming Spotify e Apple Podcasts.