Iogurtes, detergentes, água, atum, massa, arroz, leite de marca Continente... São 4 mil referências e um das âncoras de vendas do Continente. "A marca própria representa 30% das vendas nas lojas Continente", adianta Pedro Bruno, diretor de Marcas Próprias Sonae MC, ao Dinheiro Vivo. 60% das marcas próprias são produzidas em Portugal, adianta o responsável.
Mais de 60% das unidades de marcas própria vendidas são produzidas em fábricas portuguesas. A cadeia "procura trabalhar com fornecedores nacionais sempre que oportuno", garante o responsável, destacando o trabalho com o Clube de Produtores Continente (com 200 membros, entre produtores e organizações de produtores) que, em 2017, representaram "um total de compras de cerca de 150 mil toneladas de produtos nacionais, no valor de 260 milhões de euros".
E especificamente para a marca própria na área da padaria, a cadeia fechou em abril um contrato de fornecimento com seis operadores da fileira dos cereais para a compra de três mil toneladas de trigo português. "O que nos permite assegurar que todo o pão de trigo produzido nas lojas é de origem 100% nacional", refere.
No caso do leite, 90% do leite vendido em marca própria é nacional, tendo sido até setembro comprados mais de 23 milhões de litros de leite português, valor que deverá subir até ao final do ano para os 30 milhões. "Face ao período homólogo do ano passado (setembro), o peso do leite nacional vendido passou de 84% para 90%, o que nos indica uma evolução muito positiva do peso da produção nacional no total do leite de marca própria. Neste sentido, prevemos um fecho do ano como evolução positiva em relação ao fecho de 2017", adianta Pedro Bruno.
Redução de açúcar e gorduras nos produtos de marcas próprias
Com a redução do açúcar e das gorduras a centrar a atenção dos consumidores e indústria alimentar, como estes temas têm vindo a ser endereçados pelo Continente nos seus produtos de marca própria?