No final de 2015, 146 968 famílias tinham prestações de crédito à habitação em atraso, de acordo com os dados da Central de Responsabilidades de Crédito. Este número representa 6,4% do total de famílias com empréstimos para a compra de casa.
Feitas as contas, há menos 2071 famílias em incumprimento face ao terceiro trimestre do ano. As estatísticas revelam que foi o terceiro trimestre consecutivo de redução do número de devedores com crédito vencido.
Face a dezembro de 2014, o número de famílias com incumprimento na habitação também recuou: menos 1027. A redução de 2015 foi acompanhada também de um decréscimo do número total de famílias que recorreram aos bancos para comprar casa. No total, há 2 296 376 famílias com este tipo crédito contraído junto do setor bancário.
O rácio de crédito vencido subiu de 2,9% no terceiro trimestre para 3% de setembro a dezembro. A banca contabilizava 3,1 mil milhões de euros de empréstimos em atraso no final do ano passado.
Os dados do Banco de Portugal mostram ainda que, considerando todos os segmentos de crédito, há 615 209 famílias com empréstimos em incumprimento, o que representa 14% face ao total de devedores.
Estes dados indiciam que a situação económico-financeira das famílias melhorou ligeiramente.