Crioterapia usada por Cristiano Ronaldo já está disponível em Portugal

Analu Valente e Elza Faccirolli, as irmãs, sócias da clínica ELAN, no Porto, são as responsáveis pela introdução do tratamento de crioterapia de corpo inteiro, o preferido do Cristiano Ronaldo, e muitos outros atletas, uma vez que é utilizado para fins médicos desportivos, mas também tem benefícios estéticos, o que alarga a procura.
Publicado a

Também conhecida por "terapia com frio" (do grego kryos - frio e terapia), a crioterapia envolve a exposição do corpo a temperaturas muito baixas (entre -110° e -190°), durante 1 a 3 minutos. As suas propriedades vasoconstritoras, analgésicas e anti-inflamatórias, ajudam na recuperação do esforço muscular intenso, aliviam a dor, podem prevenir lesões e têm benefícios na saúde e na beleza.

A divulgação deste tratamento como um dos preferidos pelos atletas para tratar diferentes lesões, levou a Analu Valente e Elza Faccirolli a disponibilizá-lo na sua clínica no Porto, "essencialmente por uma questão de inovação. Sabemos que muitos atletas o utilizam nos seus espaços de treinos, mas outros não têm essa possibiliddade", referiu Analu Valente. E prova disso, "é a procura que temos tido, desde que iniciamos os tratamentos, há cinco meses, por atletas de diversos pontos do país. Como o hoquista Pedro Moreira, e o bailarino Max Oliveira".

Por outro lado, acrescentou, "como também tem benefícios estéticos, e muitas pessoas procuram este tratamento, uma delas a Marisa Cruz".

A aposta da ELAN, uma clínica de linfoterapia, no Porto (Rua de Tanger), que foi inaugurada em 2012 e é especialista na preparação pré parto e pré cirúrgico e na recuperação pós parto e pós cirúrgico, resultou "num investimento de mais de 60 mil euros, que inclui a aquisição da máquina, bem como a formação, uma vez que antes de cada sessão é necessário fazer uma avaliação da condição física da pessoa, e em alguns casos o tratamento não pode ser realizado".

A sessão exsperimental, que dura entre um a três minutos, custa 20 euros, depois existem os pacotes de sessões de 10, 450 euros, ou de 20, 800 euros.

A exposição por curtos períodos de tempo a temperaturas extremamente baixas permite encurtar o tempo de recuperação após doença ou intervenção cirúrgica, reduzindo a quantidade de medicação e a dor, facilitando a fisioterapia de recuperação. Tonifica e fortalece os vasos sanguíneos, previne o aparecimento de aranhas vasculares, tonifica a pele, reduz a celulite, restaura o metabolismo e aumenta a sensação de bem-estar.

Além disto, o corpo, para combater a sensação de frio vai queimar mais calorias nas horas posteriores à sessão (em média, 800 calorias). A crioterapia contribui ainda para fomentar processos de metabolismo, reduz a ansiedade e a fatiga, melhora o sono e estimula o sistema imunitário.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt