De voz estridente e gargalhada sonora, a apresentadora da TVI tem, no entanto, uma legião de fãs que fez a TVI transformá-la num negócio..Na apresentação de programas em antena como Você na TV ou Dança com as Estrelas, a recém nomeada diretora de Conteúdos não Informativos da TVI soma milhares de espetadores. No Facebook, Cristina Ferreira conta com mais de 795 mil fãs e no blogue Daily Cristina já passam os 191 mil seguidores. Uma audiência apelativa para marcas que querem comunicar com os seus consumidores de forma alternativa..Ao Dinheiro Vivo, Rudolf Gruner, diretor-geral da Media Capital Digital explica como a empresa está a rentabilizar Cristina Ferreira e Jessica Athayde, outra personalidade com Facebook e o blogue Jessy James..Quando é que a TVI identificou e começou a explorar o potencial de Cristina Ferreira?.A TVI conhece o potencial da Cristina Ferreira há muito tempo... Mas, tanto o blogue como o livro [Deliciosa Cristina] são projectos pessoais da Cristina, apoiados pela TVI. No caso do blogue, o apoio materializa-se também numa parceria comercial, em que é a Media Capital quem comercializa a publicidade. O caso da Jessica Athayde é um pouco diferente, porque o desafio para a criação do blogue foi lançado pela Media Capital. A Jessica avaliou a proposta e resolveu avançar. Continua a ser um projecto pessoal, na medida em que o blogue é da Jessica e o conteúdo é todo feito por ela. Mas foi um projecto construído pelas duas partes desde a raiz..É esta uma forma alternativa de captação de receitas para a TV, numa altura de crise?.Sim, verificamos que as marcas procuram formas novas de chegar à audiência e comunicar os seus produtos e os blogues permitem-nos ir ao encontro dessa necessidade. Para além dos formatos digitais "tradicionais" como os banners e o vídeo, agora podemos também oferecer posts patrocinados, por exemplo. O importante é uma execução correcta, no sentido em que deve haver um bom matching marca/produto. E a figura e a produção deve ser pensada para integrar harmoniosamente o conteúdo. Temos visto alguns maus exemplos de publicidade em blogues..É uma procura que está a crescer?.Sim. Cada meio e formato de publicidade se adequa a estratégias e objectivos de comunicação diferentes. Se uma marca lança um novo produto e pretende criar notoriedade, então o vídeo, por exemplo, pode ser uma boa solução [como o dos gelados Magnum].O endorsment de personalidades pode ter um efeito de push nas vendas mais imediato..Aqui a publicidade não obedece às regras clássicas. O que mudou?.É um facto. É uma área ainda pouco explorada no digital. Temos estudado o tema com muita atenção e observamos abordagens que nos parecem erradas. Quando uma marca procura associar-se a uma figura para divulgar o seu produto, é porque reconhece uma associação de valores e posicionamento, e porque está interessada em chegar à audiência da figura através dela. Ora, isto tem que ser feito com muito cuidado. As pessoas não rejeitam que a sua figura preferida fale num produto e se mostre a usá-lo/consumi-lo, mas tem que haver um contexto que faça sentido e a pressão destas campanhas deve ser limitada, senão a audiência afasta-se. Se for bem feito, é aceite e até valorizado..Como é feita esta gestão marcas-Cristina Ferreira-TVI?.É um processo tripartido, entre a própria Cristina Ferreira, a sua agência e a Direcção Comercial da TVI e Media Capital Digital. As oportunidades podem vir de qualquer lado, mas é a Media Capital que define o preço e controla o processo de venda..No blogue Daily Cristina a produção cuidada é evidente. Há uma equipa a tratar dessa parte, bem como na criação de conteúdos? .O conceito que foi criado para este blogue passa realmente pelas produções profissionais muito cuidadas e com muita fotografia, suportadas numa equipa contratada pela Cristina Ferreira, e que efectivamente criou uma diferenciação muito grande para outros blogues que já existiam..É possível quantificar os resultados em números?.Não divulgamos publicamente as nossas receitas digitais, muito menos por linha de negócio. Mas podemos dizer que é uma nova fonte de receita que estamos a desenvolver desde meados deste ano, com calma e cautela. Estamos convictos que tem muito para dar, mas estamos a aprender e dar passos seguros, para que seja uma evolução sustentada e forte..Há também a experiência do blogue da personagens açoriana da série I Love It?.O bambylandia.pt é o blogue ou o site do Rodolfo Rena, personagem do I Love It. A lógica aqui é outra. É criar uma extensão no mundo digital de uma personalidade,.que lhe permita potenciar a relação com a sua audiência, e ao mesmo.tempo explorar nova receita publicitária. .Como? .Procuramos.explorar uma faceta particular da personagem, dando-lhe vida para.além do episódio diário, prolongando a interacção com a.audiência, criando engagement a partir da sua existência real no.mundo virtual..Qual o balanço?.Também aqui é um caminho novo que estamos a percorrer. As tendência de hábitos de consumo de televisão e de tecnologia mostram-nos que já não nos podemos limitar ao consumo linear. As pessoas não "desligam" no final do episódio e voltam a "ligar" no início do seguinte. Há uma conversa que continua na internet, nos sites, fóruns e redes sociais, quer queiramos que não. A opção que temos é fazer parte desse processo, dando vida às personagens no mundo digital, interagindo com o público, dando-lhes conteúdos extra que estimulem o seu interesse e fidelidade.