CTT participam em três agendas mobilizadoras do PRR

As três iniciativas estão relacionadas com a modernização das operações e com a mobilidade sustentável e inteligente.
Publicado a

Os CTT - Correios de Portugal anunciaram esta quarta-feira que vão participar em três iniciativas de três Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A empresa liderada por João Bento não revela os valores do investimento para as três iniciativas, mas, em comunicado, realça que constituem uma "oportunidade muito positiva para testar tecnologias e soluções inovadoras". Além disso, permitirão "o alargamento da rede de parcerias com entidades do sistema científico e tecnológico, bem como de outras indústrias e setores, desenvolvendo sinergias e potenciais futuras colaborações".

"As três iniciativas elegíveis para financiamento estão relacionadas com a modernização das operações (Produtech R3) e a mobilidade sustentável e inteligente (Be.Neutral e Route 25)", adiantam os Correios.

O projeto Produtech R3 consiste na implementação de duas soluções para a área operacional dos CTT. "Em causa estão soluções robotizadas no chão de fábrica, para paletização automática; e de robótica móvel com AMRs (Autonomous Mobile Robots), para rebocador de carros logísticos e para transporte interno de paletes ou contentores", lê-se.

A iniciativa Be.Neutral vai procurar definir requisitos e testar várias soluções na logística urbana, através de um novo veículo de quatro rodas para a distribuição de correio e encomendas. O veículo foi denominado de BEN e será desenvolvido no CEiiA. Vai também "testar a sensorização e tracking de viaturas e objetos; testar uma plataforma de gestão de mobilidade e de emissões; integrar e analisar os dados gerados para melhoria da eficiência operacional e da gestão de frota dos CTT e, por fim, testar hubs de carregamento elétrico nas cidades".

Por sua vez, o Route 25 centra-se na condução autónoma, recolha de dados e respetiva análise e representação em plataformas especializadas. Os Correios vão ajudar a definir requisitos e a testar novas soluções logísticas, incluindo a "criação de uma rede de sensorização de viaturas CTT, integração com plataforma de visualização de dados em tempo real (precursor de um Centro de Gestão Integrada), integração do Mundo Virtual (Digital World) com o Centro de Gestão Integrada, integração destes data lakes com plataformas de gestão de mobilidade e energia dos CTT, utilização de carregadores de alta potência públicos em meio urbano".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt