Dados ilimitados poderão deixar wi-fi sem futuro

Se as operadoras mantiverem uma política de preços baixos, os utilizadores poderão deixar de utilizar redes wi-fi.
Publicado a

O wi-fi poderá vir a ficar obsoleto. A Bloomberg falou com vários analistas acreditam que, com os planos de dados ilimitados das operadoras a preços cada vez mais baixos, os utilizadores vão acabar por deixar de utilizar as redes sem fios com esta tecnologia.

"Os consumidores são racionais. Se os preços favorecerem o wi-fi, usarão wi-fi. Se a política de valores muda, o comportamento também se altera", indica Barry Gilbert, um investigador de Boston. A publicação indica ainda que, com esta situação, os prestadores de serviços, como cafés, restaurantes, aeroportos e estádios, vão acabar reduzir os seus custos se não precisarem de oferecer wi-fi aos seus clientes.

Em Portugal, as principais operadoras, MEO, Vodafone e NOS, têm tarifários de uso ilimitado ou de larga escala, com 30 gigas de dados mensais. Os preços variam entre os 15 euros, no caso da Vodafone para clientes Red ou com pacotes televisivos da operadora, até aos 69,99 euros, no caso da MEO, sem fidelização.

Mas não é só a rede celular que poderá ameaçar o futuro do wi-fi. A Bloomberg indica ainda a existência de outras tecnologias sem fios, como a LTE e a CBRS.

Contudo o fim do wi-fi, a acontecer, será demorado, uma vez que muitas casas, escritórios e até dispositivos estão assentes nessa tecnologia para um melhor acesso à internet, sobretudo em locais com fraca rede móvel.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt