Em plena pandemia, em julho de 2020, a NOS lançou a primeira marca de telecomunicações 100% digital, a WOO, focada na oferta de internet. Um movimento de "antecipação" à mudança de consumo de dados que o teletrabalho e ensino à distância impôs, diz Daniel Beato, administrador da NOS com o pelouro do consumo. A WOO evoluiu e reposicionou-se - com novas ofertas - para crescer. "Quer ser líder de mercado na sua categoria.".Em menos de um ano, a WOO está a reposicionar-se. Porquê?.A WOO nasceu para endereçar as principais necessidades de telecomunicações dos clientes, com uma proposta de valor diferenciadora e assumidamente disruptiva. Não é um reposicionamento, pois a génese da WOO não mudou: a simplicidade e a transparência continuam no ADN da marca, com a satisfação do cliente no centro de tudo. Estamos, sim, a fazer crescer a marca, levando esta proposta de valor, que consideramos vencedora, a cada vez mais clientes..Acontece num momento em que o consumo de dados atinge picos históricos à conta da pandemia. Pesou na decisão?.Há um ano antecipámos uma tendência que a pandemia veio acelerar. O último ano foi decisivo na evolução da WOO, precisamente pela aceleração do ritmo de adoção digital. A súbita mudança para modelos de trabalho à distância e o maior consumo de conteúdos a partir de casa colocaram pressões adicionais sobre o fornecimento da melhor conectividade de banda larga. Nos últimos meses o nosso target aumentou significativamente. Uma realidade que exige produtos e preços adequados a este crescimento, e por isso esta nova proposta. Mas a génese da marca mantém-se. Continua digital e muito simples, sem ofertas adicionais, pontos, telemóveis. Permite-nos concentrar todo o investimento no preço e no serviço ao cliente, que tem acesso à net que precisa, ao melhor preço, e com serviço muito diferenciador..Quando arrancou assentava em três opções de subscrição. O que oferece agora? Que público quer alcançar?.O nosso público-alvo não mudou, mas cresceu. Neste último ano, e perante as mudanças substanciais que se verificaram ao nível da necessidade de uso de internet - para trabalho em casa e ensino à distância - surgiram diferentes necessidades por parte dos consumidores, que a WOO pretende agora endereçar. Aumentámos o número de ofertas - quatro ofertas móveis, entre 1GB e 10GB e com preço de entrada nos 10 euros, mantivemos o serviço móvel sem fidelização e apostámos na simplicidade da oferta. Lançámos ainda novos tarifários de internet fixa para os clientes que pretendem juntar, a este serviço, um tarifário móvel: a partir de 37 euros, já com 6GB dados móveis/1000 minutos e uma velocidade de 100Mbps na net fixa..O preço de entrada baixou para 10 euros, há menos de um ano era 23 euros. Não há o risco da proposta low cost da WOO sofrer, usando uma expressão em voga há uns anos, de uma certa "irracionalidade dos preços"?.A WOO não é uma operadora tradicional. É mais simples, foca-se no essencial, sem camadas de serviço complementares. Por ser 100% digital tem uma estrutura de custos mais leve, e todo o investimento é canalizado para preço e serviço ao cliente. O preço de entrada de 10 euros não compara, em termos de dados e minutos, com o anterior de 23 euros, pelo que nunca pode ser entendido como irracional..A NOS tem o WTF. Não há risco da WOO esvaziar o interesse desta oferta?.WTF é uma proposta pensada para menores de 25 anos, integra internet e telefone móvel com ofertas muito direcionadas a este target, como o acesso a apps como TikTok e Snapchat, ofertas de cinema, Uber, Uber Eats. A WOO é uma telco digital que se materializa numa app, endereça os serviços de voz e internet, mas opera de forma totalmente distinta à de uma telco tradicional. É dirigida a um target mais adulto, net centric e que privilegia a simplicidade e facilidade na gestão dos serviços. Pela dimensão e objetivos não são concorrentes - nem da NOS nem da WTF -, mas sim, complementares face a diferentes necessidades sentidas no mercado..A app permite subscrição de utilizadores de outras operadoras. Quantos clientes são de concorrentes?.A esmagadora maioria dos clientes são fora do universo NOS..Mas, desde julho, que números tem a WOO?.Fizemos um soft launch em julho de 2020 e foi possível aferir a recetividade do mercado. Tratando-se de uma marca centrada na experiência do cliente, não avaliamos o sucesso apenas pelo número de subscritores, que se fixou em alguns milhares, mas também pela sua satisfação. Não temos dúvidas que, à data de hoje, temos os clientes mais satisfeitos do mercado. Só foi possível porque ouvimos os nossos consumidores. Queremos ser a marca low cost do século XXI. Isso significa aliar um produto competitivo com a melhor experiência de cliente, de forma a sermos a marca que mais cresce em subscritores em Portugal..Com o foco dos consumidores cada vez mais nos dados, a proposta da WOO não poderá ser rapidamente replicada pelos concorrentes? Que reação espera?.A WOO é a primeira e única proposta no mercado português nativamente pensada para o digital. A NOS conseguiu algo raro num mercado dinâmico e competitivo como é o das telecomunicações, manter o pioneirismo de uma marca durante um ano, ainda que a atuar de forma completamente autónoma. Pela procura crescente desta proposta, mais centrada em internet e digital, acreditamos que será uma questão de tempo até os concorrentes tentarem replicar a nossa proposta. Mas isso não nos assusta. A concorrência é sempre saudável, mais ainda se tivermos em conta que quem beneficia é o consumidor..A NOS fechou 2020 com pouco mais de 5 milhões de clientes móveis. Que contributo querem dar?.A NOS tem uma estratégia bem definida. Ao longo do último ano, respondendo aos enormes desafios da pandemia, imprimimos um novo ritmo à inovação de produtos e serviços que colocamos no mercado. Fechámos parcerias com uma série de empresas líder internacionais, com especial foco nas soluções de internet, o que nos permitiu fazer crescer a base de clientes e melhorar satisfação. A WOO é uma peça chave na resposta que a NOS está a dar aos desafios que o mercado e os consumidores nos colocam. Apesar de utilizar a estrutura de base e infraestrutura de rede NOS, é uma marca totalmente independente, opera de forma totalmente distinta e tem os próprios objetivos e metas. Quer ser líder de mercado na sua categoria, seguindo uma estratégia própria..O leilão do 5G ainda decorre, mas a expectativa era que fosse feito o lançamento comercial do 5G ainda neste ano. Que oferta a WOO terá a pensar nesta tecnologia?.A WOO usa a rede móvel da NOS, distinguida recentemente como a operadora com melhor cobertura de rede móvel em Portugal, segundo o estudo independente da Ookla. Quando o 5G for uma realidade em Portugal, a WOO vai disponibilizá-lo, desde o primeiro dia, aos seus clientes.