Um descendente da família real resolveu apostar na produção de cerveja . para conquistar os brasileiros da pequena Cidade Imperial, como é . conhecida Petrópolis. . Há 15 anos, o brasileiro Francisco de Orléans e Bragança, 56 anos, . trineto de D. Pedro II, aventurou-se no mercado de cerveja e decidiu . criar a marca "Cidade Imperial", uma homenagem à cidade fundada pelo . soberano, em 1843. . De 'microcervejaria' com uma produção mensal de menos de sete mil litros . por mês, a marca conquistou os petropolitanos, cariocas e já começa a . entrar no mercado paulista. . Hoje, a cervejaria real produz em média 60 mil litros por mês com . grandes perspetivas de aumento. Nos meses de verão, a produção chega a . 86 mil litros por mês. . "Eu queria criar algo completamente diferente que não fosse dentro do . que a minha família sempre fez. Meus pais e tios sempre beberam mais . cerveja que vinho. Aprendi a fazer cerveja, sou economista e gostei . muito", disse à Lusa Francisco de Orleans e Bragança. Após uma série de . viagens aos Estados Unidos e Europa, resolveu apostar no ramo. . De colonização alemã, a cidade de Petrópolis, localizada na região . serrana a 70 quilómetros do Rio de Janeiro, mantém uma forte tradição de . cerveja, tendo sido a primeira cidade a produzir a bebida. . A Cidade Imperial é a única 'microcervejaria' do país com sistema de . engarrafamento industrial tendo capacidade para a produção de três mil . garrafas por hora. A opção por conquistar um público personalizado . deve-se à produção apenas de garrafas 'long-neck' de 350 mililitros. . Segundo a empresa, a cervejaria segue ainda os padrões da lei da pureza . alemã e todos os produtos são elaborados com malte, lúpulo e fermento. . Francisco de Orléans e Bragança admite não ter sido fácil inserir-se no . mercado e manter o negócio. Inicialmente localizada no Vale da Boa . Esperança, a fábrica enfrentou duas cheias que paralisaram por completo a . produção. . A última foi em janeiro de 2011, quando uma chuva torrencial devastou a . região serrana e a Cidade Imperial não foi poupada. O prejuízo . contabilizou 650 mil euros. . "Pensámos em fechar, mas os clientes demonstraram carinho e pediram que a . gente não fechasse", lembrou. A cheia paralisou a produção da . cervejaria durante três meses. . Há quatro meses na nova sede, junto do centro histórico da cidade e com . um investimento de um milhão de euros, Francisco de Orléans e Bragança . já faz planos para a Cidade Imperial e quer inserir a marca no circuito . turístico de degustação. . Apesar de a distribuição ainda ser restrita ao Estado do Rio de Janeiro e . à cidade de São Paulo, o empresário espera expandir-se para o mercado . português, embora admitindo que será difícil. . "Já tivemos uma experiência de exportação para Espanha. O mercado de cerveja é muito acirrado", realçou. . A cervejaria real produz três tipos. A chamada Cidade Imperial clara . tipo Pilsen, médio teor alcoólico e sabor suave. Com os mesmos padrões . da cerveja branca, a Cidade Imperial preta possui sabor caramelizado. . Já a Helles München, lançada há pouco tempo, tem um sabor acentuado, . maior concentração de malte, cor âmbar e possui teor alcoólico de seis . por cento. . Segundo disse à Lusa Rafael Farinha, 70 anos e há 40 como mestre cervejeiro, fazer cerveja é uma arte. . "É a finura. O cliente é exigente, tem que fazer um produto bom. Nada pode escapar, o odor, o gosto e a espuma". . Segundo Farinha, que trabalha na produção da bebida desde os seus 16 . anos, o que diferencia a cerveja é a sua composição, o tipo de malte e a . fermentação. . A Cidade Imperial trabalha com baixa fermentação até 15 graus e com água pura captada a mais de 100 metros de profundidade.