Desemprego em Espanha aumenta pelo segundo mês consecutivo

Publicado a

A ministra espanhola da Economia, Elena Salgado, reconheceu hoje que o facto de o desemprego ter voltado a aumentar pelo segundo mês consecutivo não é positivo, mas disse esperar "alguma recuperação" no final do ano.

Salgado reagia aos dados do Ministério do Trabalho que revelou hoje que o desemprego em Espanha aumentou em Setembro, registando-se mais 95.817 desempregados, o que na prática significa um aumento de 2,32% face ao mês de Agosto. No último ano, e segundo os mesmos dados, o desemprego aumentou 5,20% (ou seja mais 208.981 pessoas) para um total de 4.226.774 desempregados.

Os meses de Setembro sempre se mostraram maus para o mercado de trabalho, mas este ano especialmente. No mês passado registaram-se 95.817 desempregados, mais 48.102 pessoas que no mesmo período de 2010. Desde 1997 que o mês de Setembro não se revelava tão penalizante.

"É verdade que este ano foram dados piores do que no ano passado, mas em todo o caso continuamos com os mesmos planos. Esperamos que até ao final do ano possamos ver alguma recuperação face ao ano passado", disse.

O sector de serviços foi o mais penalizado, com mais 74.590 desempregados, 80% do total de novos desempregados; seguindo-se a indústria com mais 3.776 desempregados.

De qualquer forma, o mercado de trabalho espanhol tem mantido um certo padrão que se vai repetindo todos os anos e, é de esperar um outono e inverno bastante complicados para quem procura emprego.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt