Dez vinhos famosos à mesa

Publicado a

O vinho é presença quase obrigatória na esmagadora maioria das mesas de restaurantes em Portugal. Há para todos os gostos e paladares e é fruto, muitas vezes, de acesas discussões sobre qual a região que melhor néctar produz. Aqui fica uma selecção aleatória de vinhos famosos na hora das refeições.



Esteva. O Esteva, da CasaFerreirinha, é um dos melhores e mais consistentes vinhos de mesa daRegião Demarcada do Douro. Éum vinho muito versátil, ideal para acompanhar todo o tipo de aves,carnes variadas, fumeiro e queijos, alguns peixes como o bacalhau euma variedade de massas e saladas ricas.

Muralhas de Monção. Um dosvinhos mais conhecidos do Alto Minho, possuium aroma delicado, proveniente do Alvarinho e da Trajadura, mas menosintenso que o alvarinho. Éum excepcional acompanhante à mesa, desde o bom peixe magro aomarisco.

Evel. Elaboradoa partir das castas tradicionalmente utilizadas no planalto de Alijó,Malvazia Fina, Gouveio, Donzelinho e Moscatel Galego, o Evel Branco évinificado na Quinta do Casal da Granja. É cada vez mais solicitado.Para acompanhar carnes variadas.

Duas Quintas. É um dos melhoreschamados tintos correntes da casa Ramos Pinto. No Douro, emterras de xisto e de baixa altitude situa-se a Quinta da Ervamoira,onde as uvas são criadas num clima quente e seco, permitindo assim asua prolongada maturação. Noutro terreno granítico de maioraltitude situa-se a Quinta dos Bons Ares. Aqui as uvas amadurecem emclima fresco e arejado, conferindo aos seus frutos aroma frescura evivacidade. Juntas criaram um vinho de excepção.

Monte Velho. NaHerdade do Esporão, condições climatéricas e uma combinaçãogeológica excepcional permitem que nos seus 550 hectares de vinha,as castas regionais alentejanas ofereçam o seu melhor para produzireste vinho. Seja branco ou tinto, é já um clássico à mesa.

João Pires. Trata-se de umvinhobranco muito frutado produzido a partir da casta moscatel de Setúbal.Jovem e fresco, ideal para acompanhar todo o tipo de peixes.

Quinta de Cabriz. Em1989, em pleno coração da região demarcada do Dão, na vila deCarregal do Sal, nasce a Dão Sul - Sociedade Vitivinícola, S.A.Inspirada na Quinta de Cabriz, uma propriedade com uma magníficacasa senhorial e capela do séc. XVII, tornou-se numa referência deexcelência dos vinhos do Dão. O vinho que produz é um dos tintosde excelência nas mesas dos restaurantes portugueses.

Quinta do Portal. AQuinta do Portal é uma casa portuguesa, familiar e independente queabraçou com toda a paixão o conceito de "Boutique Winery",dedicando-se à produção de vinhos DOC Douro, Vinhos do Porto decategorias especiais e Moscatel. Destaque para o Quinta do PortalTinta Roriz. De beber e chorar por mais.

Aveleda. Casa de marcas tãoconhecidas como o Casal Garcia, a Quinta da Aveleda ou o AveledaFonte, é uma das referências da região dos vinhos verdes. Vinhosfrescos e suaves, para acompanhar uma boa mariscada, por exemplo.

Aliança/Bairrada. Quem passapela zona da Mealhada, regra geral, pára para se deliciar com otradicional leitão assado. E não há leitão sem espumante daBairrada, claro está.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt