A Direção-Geral da Saúde (DGS) alerta esta sexta-feira, através das redes sociais, para falsos profissionais de saúde que vão ao domicílio para agendar vacinação contra a covid-19 e recomenda que os casos sejam denunciados à política
"Há pessoas a bater às portas e a fazerem-se passar por profissionais de saúde que vão agendar a vacinação", escreve a DGS na sua conta no Twitter. "Não abra a porta e denuncie o caso à polícia." A DGS sublinha que "o agendamento da vacina não é feito ao domicílio".
Este alerta surge um dia depois de a própria DGS, através das redes sociais, ter dado conta de falsos números de casos positivos a circular nas redes sociais, recomendando que os portugueses não partilhem informações falsas.
Quando posso ser vacinado?
No site da DGS, na página dedicada à vacinação contra a covid-19, é explicado que o processo de vacinação, que já se iniciou a 27 de dezembro ao grupo prioritário, irá decorrer ao longo do ano de 2021. "Não é possível pedir a marcação da sua vacina para a covid-19. Será contactado pelo Serviço Nacional de Saúde para esse efeito. Agradecemos que aguarde e não contacte o SNS 24 por este motivo", pode ler-se. Contudo, é possível usar o simulador para saber quando se estima que possa ser vacinado.
Este site responde também a questões como "a vacina é eficaz?", "a vacina é segura?", "quais os diferentes tipos de vacina que serão administradas em Portugal; "quais os grupos prioritários?".