Dona do Jumbo quer construir dois novos centros comerciais em Lisboa

Immochan investiu 411 milhões de euros na compra do Forum Montijo, Forum Sintra e Sintra Retail Park. Agora quer apostar na construção de raiz
Publicado a

Este ano, não se prevê a abertura de novos centros comerciais em Portugal. Os grandes negócios vão antes fazer-se pela mudança de mãos, que tem acelerado ao longo dos últimos meses e que tem incidido especialmente na zona metropolitana de Lisboa. Sozinha, a Immochan, o braço imobiliário da empresa familiar que detém o Jumbo através da Auchan Retail (Associação Familiar Mulliez), gastou 411 milhões de euros na compra de três espaços à Blackstone. O negócio foi anunciado logo em janeiro, quando viu luz verde da Autoridade da Concorrência, mas o valor só foi divulgado esta quarta-feira por Mário Costa, diretor-geral da empresa em Portugal.

A aquisição do Forum Montijo, Forum Sintra e Sintra Retail Park serve como alavanca para a marca francesa ganhar escala no imobiliário comercial em Portugal. No entanto, a partir daqui, a empresa dona de 13 espaços comerciais em Portugal quer reforçar o seu portefólio através da construção de novos espaços.

"Estamos interessados em expandir os nossos espaços atuais através da construção", disse Mário Costa, destacando que "temos no pipeline dois novos projetos de raiz" que vão localizar-se na zona da Grande Lisboa e estão neste momento a ser negociados com as autarquias.

Tratam-se de dois novos projetos a construir no espaço de cinco anos e que além da superfície comercial com lojas, zonas de lazer e hipermercado, deverão ter também "outros serviços e atividades", como espaço de escritórios ou até habitação, destacou o responsável.

A compra e venda de centros comerciais tem acelerado ao longo dos últimos meses. Só em janeiro, a Sonae Sierra vendeu o Albufeira Shopping e o Centro Comercial Continente de Portimão ao fundo CA Património Crescente, gerido pela Square Asset Management; alienou Serra Shopping na Covilhã ao grupo espanhol Amórica e mostrou-se disponível para continuar a alienar património. Antes, já tinha vendido o Maia Shopping e o Guimarães Shopping à Ocidental, empresa da seguradora belga Ageas. Antes, a AXA Investment Managers tinha comprado o Dolce Vita Tejo, a maior compra de todas, avaliada em 230 milhões de euros.

A JLL estima que o investimento em Centros Comerciais possa fixar-se entre 1500 e 1800 milhões de euros este ano. Mas só em janeiro, já poderão ter sido gastos mil milhões de euros em compra e venda destes espaços. O valor já conseguiu superar os 850 milhões que se registaram nos últimos dois anos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt