"Este anúncio é um compromisso empresarial muito forte", diz ao Dinheiro Vivo Pedro Félix Mendes, responsável pelo segmento Enterprise da Google Portugal. a oferta é complementar à suite Google Apps.
Como funciona? As empresas pagam 8 euros por colaborador e têm acesso à solução de armazenamento, sincronização e utilização
partilhada de ficheiros na Google Drive, com controlos administrativos,
relatórios avançados de auditoria e serviços da
eDiscovery (solução de arquivos da marca). Tudo na nuvem, é claro, e com uma característica que desafia a Microsoft: o espaço é ilimitado. A solução também suporta ficheiros de 5 terabytes.
"Garantimos a segurança, com encriptação total dos ficheiros", diz Pedro Félix Mendes, sublinhando a importância das ferramentas de auditoria e a garantia de que todas as obrigações legais são cumpridas (por exemplo, a retenção de dados durante um determinado período de tempo, como obrigatório por lei).
Um dos alvos preferenciais da Google em Portugal será no espaço das empresas portuguesas que se estão a internacionalizar, em especial para Brasil e Angola, e precisam de soluções colaborativas na nuvem. "Vemos muitas empresas portuguesas a internacionalizarem-se e a exportarem quadros, a pedirem ferramentas para poderem controlar a informação interna que circula.
Pedro Félix Mendes afirma que "a Google aparece com a empresa que desafia, na inovação", mas o racional que a subsidiária vai destacar junto dos potenciais clientes, além de uma nova forma de trabalhar, é a estrutura de custos. 8 euros por utilizador e pronto, sem implicações na infraestrutura nem outras preocupações. "As empresas já não precisam de comprar estas ferramentas", acrescenta. O responsável garante que, em grandes empresas, passar para as ferramentas Google significa uma estrutura de custos 10 vezes mais barata.
As empresas que já são clientes da Google Apps poderão integrar de imediato este serviço premium, e Pedro Félix Mendes refere que em breve serão revelados os primeiros casos de estudo de implementação das novidades em Portugal. Para já, o cliente referência da marca é a Tranquilidade, com o software Search Appliance. Os bancos e as empresas de telecomunicações são os que mais procuram este software empresarial da Google.