E a melhor série de TV de sempre...é uma história de mafiosos em depressão

Publicado a

The Sopranos não é uma série para gente impressionável. Nem tão pouco para quem pensa que já viu tudo sobre mafiosos. E por isso foi eleita a série com o melhor argumento de sempre pelo Writers Guild of America (WGA), associação de argumentistas norte-americanos.

Tudo começou em 1999 com o mafioso, ainda capo, Tony Soprano (James Gandolfini) a ter ataques de pânico e assumir junto dos seus seus pares que estava com uma depressão, e que por isso recorria à psiquiatra Dra.Melfi (Lorraine Bracco) e ao Prozac, para espanto também da mulher, Carmela (Edie falco).

Centenas de mortes depois, a maioria por homicídio, a série criada por David Chase levou um ponto final, aberto, em 2007. Ficou na história e na memória dos fãs a cena em que Tony Soprano, já Padrinho, janta num dinner tipicamente americano com a família e é alvo de um atentado. Terá morrido?

Mais um elemento que torna a série genial e a que, se juntarmos o facto do seu argumento permitir uma viagem pelos velhos hábitos da América, então percebe-se a distinção de melhor argumento para a série da HBO.

Mas além da série da HBO, na lista 101 Best Written TV Series, organizado pela WGA em associação com a revista TV Guide estão Seinfeld (2.º), The Twilight Zone (3.º, versão original de 1959), All in the Family (4.º), M*A*S*H (5.º), The Mary Tyler Moore Show (6.º), Mad Men (7.º, maior posição para uma série ainda no ar), Cheers (8.º), The Wire (9.º) e The West Wing (10.º).

Das séries exibidas mais recentemente destaque para The Simpsons (11.º), Breaking Bad (13.º), Arrested Development (16.º). 30 Rock (21.º), Saturday Night Live (25.º), Modern Family (34.º), Game of Thrones (40.º), Downton Abbey (43.º), Homeland (48.º), The Good Wife (50.º), Dexter e The Office (66.º empatadas), Boardwalk Empire (93.º) e Louie (98.º).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt