‘Choicejacking’: nova ameaça ao carregar ‘smartphones’

Especialistas alertam para ataque em postos públicos de carregamento. É extremamente rápido, podendo ser concluído em apenas 133 milissegundos, mais rápido do que um piscar de olhos humano.
‘Choicejacking’: nova ameaça ao carregar ‘smartphones’
DR
Publicado a

Um novo tipo de ameaça cibernética, conhecido como choicejacking, está a contornar as medidas de segurança existentes nos smartphones e a colocar os utilizadores de carregadores públicos em risco. Embora os fabricantes de dispositivos móveis tenham introduzido defesas contra ataques de juice-jacking - em que carregadores maliciosos injetam malware ou roubam dados - os cibercriminosos descobriram novas formas de contornar essas proteções.

O choicejacking funciona através de uma estação de carregamento disfarçada que manipula as funções do smartphone para que este ative o modo de transferência de dados sem o consentimento do utilizador. Este processo pode dar ao atacante acesso a informações sensíveis, como fotos, documentos e contactos. O ataque é extremamente rápido, podendo ser concluído em apenas 133 milissegundos, mais rápido do que um piscar de olhos humano, o que o torna “praticamente indetetável”, alerta esta semana a empresa de segurança NordVPN em comunicado.

Para se proteger, os especialistas sugerem que se evitem postos de carregamento públicos, antes se opte por um carregador portátil ou power bank, a “opção mais segura e conveniente”; usar tomadas de parede com adaptador e cabo próprios, e ativar sempre o modo “Apenas carregar” em dispositivos Android, para uma segurança extra.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt