
A dívida pública aumentou, em abril, 2,6 mil milhões de euros para 280,9 mil milhões de euros, um valor recorde, de acordo com dados do Banco de Portugal hoje divulgados.
"Em abril de 2025, a dívida pública, na ótica de Maastricht, aumentou 2,6 mil milhões de euros, para 280,9 mil milhões de euros", referiu.
Segundo a instituição, "esta variação refletiu o aumento dos títulos de dívida (+2,3 mil milhões de euros) e dos certificados de aforro (+0,5 mil milhões de euros), que foi parcialmente compensado pela diminuição dos empréstimos (-0,1 mil milhões de euros) e dos certificados do Tesouro (-0,1 mil milhões de euros)".
De acordo do BdP, “os ativos em depósitos das administrações públicas totalizaram 20,4 mil milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 1,6 mil milhões de euros relativamente a março”.
Já deduzida desses depósitos, "a dívida pública aumentou 1,0 mil milhões de euros, para 260,4 mil milhões de euros”.
A dívida pública corresponde às responsabilidades financeiras do setor das administrações públicas e é um dos indicadores macroeconómicos mais relevantes utilizado para avaliar a saúde financeira das administrações públicas de um país e, frequentemente, do próprio país como um todo.
Existem várias formas de medir a dívida pública. Em Portugal, e nos outros países da União Europeia (UE), utiliza-se uma definição harmonizada que é, comummente, designada por “dívida de Maastricht”.