Lagarde acredita que BCE irá rever em alta previsões para PIB da zona euro

Lagarde antecipou esta possibilidade numa conferência, referindo-se à melhoria nas perspetivas económicas publicadas em setembro. "Suspeito que possamos repetir em dezembro", afiançou.
Lagarde acredita que BCE irá rever em alta previsões para PIB da zona euro
Lagarde acredita que BCE irá rever em alta previsões para PIB da zona euroKirill KUDRYAVTSEV / AFP
Publicado a

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse hoje que as projeções da instituição para o crescimento para a economia da zona euro poderão ser revistas em alta na reunião da próxima semana.

Lagarde antecipou esta possibilidade numa conferência organizada pelo Financial Times (FT), referindo-se à melhoria nas perspetivas económicas publicadas em setembro. "Suspeito que possamos repetir em dezembro", afiançou.

Em setembro, o BCE melhorou a projeção de crescimento do PIB da zona euro para 2025 para 1,2%, acima dos 0,9% projetados em junho, a primeira revisão em alta das projeções de crescimento desde março de 2024.

A presidente do BCE observou que a economia da zona euro teve um desempenho melhor do que o esperado, apesar da guerra comercial iniciada em abril passado pelo Presidente dos EUA, Donald Trump.

Lagarde considerou que a zona euro está numa "boa posição", no que diz respeito à política monetária e estabilidade de preços, que "é o principal objetivo do Banco Central Europeu".

"Com um histórico de inflação em torno de 2% e uma projeção de médio prazo de 2%, eu diria novamente que estamos numa boa posição", apontou, acrescentando que tal "coincide com a perspetiva de uma economia da zona euro que está a apresentar um desempenho melhor que o esperado".

Quanto às previsões que serão divulgadas na reunião de dezembro, Lagarde não quis dar mais detalhes porque vão ser publicadas já na próxima semana, mas salientou que a zona euro está "melhor do que o previsto em abril, quando as tarifas (americanas) entraram em vigor, quando a incerteza aumentou e quando a guerra comercial se intensificou".

Lagarde acredita que BCE irá rever em alta previsões para PIB da zona euro
Lagarde estima que inflação na zona euro se mantenha perto dos 2% nos próximos meses

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt