Última prestação do IMI pode ser paga até terça-feira

O IMI é automaticamente dividido em duas a três prestações, consoante o valor a pagar. Para os prédios urbanos, o imposto oscila entre 0,3% e 0,45%. No caso de prédios rústicos, está fixado em 0,8%.
Última prestação do IMI pode ser paga até terça-feira
Júlio Lobo Pimentel/Global Imagens
Publicado a

O período para pagamento da última prestação do IMI superior a 100 euros decorre até terça-feira, por ser o primeiro dia útil após o final do prazo oficial de 30 de novembro, informou hoje o Ministério das Finanças.

A 'fatura' do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é automaticamente dividida em dois ou três pagamentos consoante o seu valor oscile entre os 100 e os 500 euros ou supere os 500 euros, com os prazos a decorrerem, respetivamente, em maio e novembro ou em maio, agosto e novembro.

Embora o prazo predefinido para pagamento da última prestação do IMI - quer para os contribuintes que o paguem em duas, quer em três prestações - seja 30 de novembro, o Ministério das Finanças indicou à agência Lusa que, uma vez que esta data coincidiu com um domingo e hoje é dia feriado, é ainda possível liquidar o IMI até terça-feira.

A taxa do IMI é fixada anualmente pelas autarquias dentro do intervalo que oscila entre os 0,3% e os 0,45% para os prédios urbanos (conceito que inclui os terrenos para construção), sendo o imposto calculado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) com base na taxa que lhe é comunicada e no valor patrimonial tributário dos imóveis.

Para os prédios rústicos, o IMI contempla uma taxa única de 0,8%.

Última prestação do IMI pode ser paga até terça-feira
Revista de imprensa. Famílias poupam 345 milhões no IMI e corte de IVA da construção pode violar lei europeia

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt