A EDP Comercial, a empresa do grupo para o mercado livre, lança
hoje uma oferta para o mercado livre de energia que junta a conta do gás e da eletricidade numa só e que dá descontos
de 10% no gás e de 2% na luz.
Uma campanha que é uma clara resposta à Galp que, no ínicio de maio, lançou uma
oferta que também junta a conta de gás e eletricidade e oferece descontos de 5% a
10% em cada uma das energias.
"Queremos ser líderes no gás como somos na luz", disse o presidente executivo da EDP, António Mexia, num encontro com jornalistas para apresentação da campanha, acrescentando que "ao contrário do que se diz, a EDP foi a primeira empresa a lançar uma oferta dual".
Segundo Mexia, a EDP lançou em 2011 uma campa nha piloto que oferecia uma conta conjunta de gás e eletricidade e com a qual angariaram mais de seis mil clientes, sendo que a perto de cinco mil eram clientes da Galp. Uma campanha silenciosa que se deveu a dificuldades operecionais que existem no mercado livre do gás.
"No gás existem várias distribuidoras [Galp, EDP, Sonorgás, Dourogás, Tagusgás] e as plataformas informáticas não são compatíveis", explicou o administrador da EDP responsável por esta área de negócio, Miguel Stilwell, acrescentando que é por isso que "não há tanta migração de clientes para o mercado livre do gás" e que o processo está claramente mais atrasado que o da eletricidade.
Contudo, Miguel Stilwell garante que, durante a fase piloto essas questões operacionais foram ultrapassadas permitindo lançar agora o Casa Total 10+2, cujos descontos anulam os aumentos de ontem, que foram de 6,9% no gás para os domésticos, de 7,4% no gás para as empresas e de 2% na eletricidade também para as empresas.
A campanha hoje lançada abrange todos os clientes com consumos de gás até 500 m3 e com potências contratadas até 20,7 kvA, ou seja, todos os domésticos e pequenas empresas, mas o desconto só é válido até 30 de junho de 2013 e as adesões só podem ser feitas até 31 de agosto.
"É uma promoção de verão e mesmo não sendo a altura mais competitiva do ano para lançar descontos, queríamos marcar este momento da subida de preços e de fim das tarifas reguladas. Depois até podemos vir a alargar o período de adesão", explicou Miguel Stilwell.
A EDP tem ainda em vigor uma outra campanha, mas à qual se pode aderir a qualquer momento. O EDP Casa, que já existe há alguns anos, é válido apenas para a eletricidade e dá desconto de 2% para todos os consumidores com potência contratada até 20,7 kvA.