Em caso de cancelamento do voo, sabia que pode obter até 600 euros de indemnização?

Voos cancelados, assim como outras situações como atrasos ou perda de bagagem, causam transtornos nem sempre fáceis de resolver. Mas existem direitos que protegem os passageiros e permitem compensar estes contratempos
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As greves das transportadoras aéreas têm causado constrangimentos àqueles que querem aproveitar os dias de dezembro para uma escapadinha natalícia ou para visitar a família.

Voos cancelados, assim como outras situações como atrasos ou perda de bagagem, causam transtornos nem sempre fáceis de resolver. Mas existem direitos que protegem os passageiros e permitem compensar estes contratempos.

O incumprimento de horários, com atrasos a partir das duas horas, obrigam a assistência garantida pela operadora, nomeadamente alimentação e alojamento, caso seja necessário.

Mas não só, os atrasos acumulados a partir da terceira hora obrigam ao pagamento de indemnizações entre 250€ e 600€, conforme a distância e o número de horas envolvidas. Isto aplica-se até à quarta hora de atraso, e desde que garantida uma alternativa de voo.

Caso falemos de um atraso superior às cinco horas, as indemnizações são compatíveis com as de um cancelamento.

Além disso, sempre que o voo se atrasar, pelo menos, cinco horas, e se não quiser seguir viagem, tem ainda direito ao reembolso do bilhete e a ser transportado de volta para o local de partida original. Em alternativa, pode seguir para o destino assim que possível ou noutra data que lhe seja conveniente.

Em caso de cancelamento do voo, sabia que pode obter até 600 euros de indemnização?

De acordo com a Airhelp, entidade defensora dos direitos dos passageiros aéreos, se o seu voo partir e chegar a um aeroporto da União Europeia, eis o que fazer se este for cancelado:

1) Guarde o seu cartão de embarque, tal como outros documentos de viagem

Se ainda não tiver o cartão de embarque, deve guardar toda a informação possível, assim como documentos com o número de referência da reserva. Trata-se de um código de seis dígitos, que pode incluir letras e números e é atribuído à reserva do voo pela companhia aérea.

2) Informe-se sobre a razão pela qual o voo foi cancelado

Procure saber qual a razão do cancelamento. Quanto mais específica a justificação, melhor. Se lhe disserem que o cancelamento se deve a "circunstâncias operacionais" ou "falhas de segurança de voo", é aconselhável que insista e peça mais detalhes. Esta informação é importante, se quiser mais tarde apresentar uma reclamação voo cancelado e, assim, conseguir a compensação.

3) Solicite um voo alternativo para o destino

Se preferir, pode pedir um reembolso do bilhete e um voo de regresso ao ponto de partida original, se necessário.

4) Peça à companhia que lhe pague as refeições e bebidas

Se se vir obrigado a esperar no aeroporto mais tempo do que planeado, é esperado que a companhia aérea se encarregue da sua alimentação, para mantê-lo confortável. Em alguns casos, isto não é apenas hospitalidade, é mesmo uma exigência.

5) Não assine nada, nem aceite quaisquer ofertas

Tal inclui coisas como vouchers de viagens e/ou outros brindes. Na hora, podem parecer aliciantes, mas ao aceitá-los pode estar a renunciar ao seu direito de obter uma compensação suplementar, inclusive pode estar a abrir mão da sua indenização por cancelamento do voo.

6) Peça um quarto de hotel

Se ficar em terra durante a noite enquanto espera pelo voo alternativo, a companhia aérea deverá cobrir quaisquer custos razoáveis de alojamento. Além do alojamento, também deverá responsabilizar-se e arranjar transporte de e para o aeroporto, se necessário.

7) Guarde os recibos se tiver de gastos extra

No caso dos voos internacionais, mesmo dentro da UE, é possível que consiga de receber um reembolso das despesas adicionais resultantes do cancelamento. Por isso, guarde sempre consigo as faturas, de modo a posteriormente obter o reembolso.

8) Verifique se o voo cancelado é elegível para a compensação Consulte a legislação de voos cancelados e indemnização da UE e confirme se tem ou não direito a receber algo pelo cancelamento da sua viagem de avião.

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