Emagrecer 10 quilos em 7 dias? ICAP manda retirar publicidade da "Alcachofra de Laon"

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Se emagrecer dez quilos em 7 dias parece ser bom demais para ser verdade, é porque é. O ICAP - Instituto Civil da Autodisciplina da

Comunicação Comercial - mandou retirar a publicidade televisiva da Gigashopping que anunciava a possibilidade de emagrecer 10 quilos numa semana com a Alcachofra de Laon.

Na recente decisão do Instituto, a publicidade é considerada enganosa. "Entende o Júri que a

totalidade dos dados de facto alegados na comunicação comercial da

responsabilidade da Requerida (...) carecem de

comprovação", lê-se na decisão. A Gigashopping não contestou a queixa e não apresentou quaisquer documentos para sustentar que o produto tem os efeitos anunciados.

O ICAP nota que há, inclusivamente, uma contradição aritmética dentro do próprio anúncio: tanto promete fazer emagrecer dez quilos em sete dias como explica que a Alcachofra elimina a retenção de líquidos e com isso faz emagrecer dois quilos em cada três dias (o que daria em cerca de 4,5 quilos perdidos nos tais sete dias).

"Constitui posição do JE [júri de ética] que, qualquer

tipo de emagrecimento " rápido e eficaz" de " ... 10 quilos em

apenas sete dias" ou de " 2 Kilos por cada três dias",

conforme o significado que se queira "escolher", constitui o

género de "milagre" que, sem qualquer tipo de acompanhamento

médico bem como de indicação de dosagem diária recomendada, é de

molde a colocar em risco a saúde e segurança do consumidor", lê-se no relatório.

"Ora,

para a correspondente necessidade, em nenhuma parte da comunicação

comercial se alerta. Assim, o mesmo consumidor é induzido em erro

quanto à pretensa segurança dos efeitos do produto " Alcachofra

de Laon" e, ou, quanto à sua perigosidade, para o que concorrem,

sem excluir, os claims " Produto 100% natural"; " Para

emagrecer de forma rápida e eficaz"; " Agora pode emagrecer de

forma segura"; " Desintoxica o corpo".

O ICAP conclui referindo que o júri de ética "delibera no sentido de que a comunicação

comercial da responsabilidade da Gigashoppping - veiculada em suporte

televisão - em apreciação no presente processo, se encontra

desconforme com os artigos (...), pelo que a

sua divulgação deverá cessar de imediato e não deverá ser

reposta - quer na sua totalidade, quer em termos parciais, seja em

que suporte for - caso se mantenham os tipos de ilícito apurados

pelo JE."

A Gigashopping mantém o produto à venda com o mesmo tipo de mensagem no seu site. Aliás, há vários anos que a empresa promove as "capacidades" da Alcachofra de Laon.

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