Até aqui, é o maior negócio a nível europeu este ano. A francesa Worldline SA prepara-se para comprar a Ingenico, por 7,8 mil milhões de euros, conforme foi anunciado esta segunda-feira.
Caso o negócio seja aprovado, a junção das duas empresas permitirá a criação de um novo gigante no mercado europeu, dentro da área dos serviços de pagamentos. À Bloomberg, a Worldline aponta que a reorganização da Ingenico, feita no ano passado, marcou a oportunidade certa para esta aquisição.
A Worldline está a oferecer um valor acima do mercado pela Ingenico: a Bloomberg indica que cada acionista poderá receber 123,10 euros por ação, um montante 17% acima do atual valor de mercado. Caso o negócio seja aprovado, os acionistas passariam a ser donos de 65% desta nova empresa, resultante da fusão.
A francesa Ingenico, criada em 1980, tem atravessado momentos desafiantes nos últimos anos. Neste momento, a empresa é uma das poucas empresas que continuam independentes na indústria de pagamentos europeia.
“A combinação da Worldline e da Ingenico oferece uma oportunidade única para criar o campeão europeu indiscutível nos pagamentos”, indicou o chairman da Ingenico, Bernard Bourigeaud, citado em comunicado.
Esta proposta de compra terá recebido luz verde dos maiores acionistas da Worldline, o grupo SIX e da multinacional Atos. É estimado que o valor de mercado combinado da Ingenico e da Worldline atinja os 19 mil milhões de euros, nesta segunda-feira.