Greenvolt garante financiamento de 59 milhões para maior projeto de baterias da Hungria

Acordo assinado com o UniCredit Bank Hungary vai permitir a construção, operação e manutenção do Projeto Buj no nordeste da Hungria. A conclusão está prevista para o primeiro trimestre de 2026
Greenvolt garante financiamento de 59 milhões para maior projeto de baterias da Hungria
Publicado a

O Grupo Greenvolt, através da sua unidade Greenvolt Power, assinou um financiamento de projeto de 58,9 milhões de euros com o UniCredit Bank Hungary para apoiar a construção, operação e manutenção do Projeto Buj, um sistema autónomo de armazenamento por baterias (BESS) de 99 MW/288 MWh no nordeste da Hungria. A conclusão está prevista para o primeiro trimestre de 2026.

O Buj deverá tornar‑se no maior ativo de armazenamento em baterias do país, reforçando a flexibilidade da rede elétrica e facilitando a integração de energia renovável. O financiamento cobre as fases de construção e a exploração inicial, reduzindo o risco financeiro direto do promotor durante a implementação, esclarece a energética em comunicado.

Sobre a operação, João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, salienta que "o armazenamento de energia em baterias é já um pilar essencial dos sistemas energéticos modernos, ao proporcionar a flexibilidade e a resiliência necessárias para apoiar a crescente incorporação de energias renováveis". O financiamento junto do UniCredit Bank Hungary "reforça a estratégia da Greenvolt de acelerar o desenvolvimento de ativos de armazenamento nos principais mercados europeus e consolida a nossa posição num segmento cada vez mais central para a transição energética", acrescenta.

Do lado do financiador, Balázs Toldi, responsável pela área Corporate do UniCredit Bank Hungary, diz acreditar que "a força da Europa reside em fontes de energia sustentáveis e previsíveis", não escondendo a satisfação pelo grupo "desempenhar um papel ativo na promoção desse progresso".

László Lakos, Diretor de Structured Finance do banco, aponta que "o financiamento do emblemático Projeto Buj da Greenvolt demonstra o compromisso do UniCredit Bank com o apoio à transição energética da Hungria e com a promoção da inovação no financiamento sustentável".

Adrian Góralski, Diretor de M&A e Project Finance da Greenvolt Power, sublinha que todos os intervenientes no negócio "trabalharam de forma próxima para estruturar uma solução de financiamento de projeto à medida, que responde às necessidades de ambas as partes e apoia a execução bem‑sucedida do Projeto Buj”.

O Grupo Greenvolt reporta um pipeline global ponderado de 14,1 GW (Europa, EUA e Ásia), com cerca de 1,7 GW em construção. No segmento de baterias mantém um pipeline total de 4,7 GW, posicionando‑se entre os principais promotores europeus desta tecnologia.

Greenvolt garante financiamento de 59 milhões para maior projeto de baterias da Hungria
Greenvolt vende projeto eólico de 253,1 MW na Roménia à Engie por 472 milhões

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt