A pandemia e o confinamento fizeram subir o número de entregas em casa, mas as reclamações disparam 271%, para cerca de 2 mil. A Uber é a plataforma que originou um maior volume de queixas, mas foi a Glovo a que viu mais subir o número de reclamações entre março e setembro. No Portal da Queixa a subida foi de 638%. Pedido de reembolso por falha da entrega (28%), atraso nas entregas (24%), produtos em falta (14%) e códigos de desconto (9%) são os principais motivos das reclamações..“Estamos perante uma falha de entrega de uma encomenda alimentar, que tem como janela temporal de consumo, uma necessidade imediata e que não pode ser resolvida dias depois. Muitas das reclamações prendem-se com a impossibilidade de obterem os produtos alimentares que pagaram para consumir no momento, além de ficarem igualmente privados do valor financeiro gasto, com vista a comprarem noutro fornecedor na eventualidade deste falhar. Ora, não é admissível que empresas de transporte de alimentos, que foram previamente pagos pelo consumidor, não assumam a responsabilidade e o compromisso da entrega, deixando os clientes sem possibilidade de efetuarem as suas refeições, condicionando a sua ação de reclamação dos seus direitos, ao escudarem-se numa aplicação sem o apoio ao cliente próximo e ágil que seria expectável e exigível”, critica Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa e fundador da Consumers Trust, citado em nota de imprensa..Entre março e setembro, o Portal da Queixa recebeu 1975 reclamações dirigidas às empresas de entrega de alimentação ao domicílio, uma subida de 271% face a igual período do ano passado, com a Uber Eats e a Glovo a lideraram o ranking das mais reclamadas..Com 1544 queixas, a Uber Eats representa 78% do volume de reclamações, liderando o ranking, mas foi a Glovo (com 21% das queixas) a que assistiu ao aumento exponencial do volume de reclamações face a 2019 (638 %), sendo que, a Uber Eats registou uma subida de 226%.."No que se refere ao Índice de Satisfação - que expressa de forma objetiva o desempenho das marcas no Portal da Queixa com base na interação com os utilizadores que efetuaram reclamações -, ambas as marcas destacam-se pela elevada Taxa de Resposta ao cliente (Glovo - 99,5% ; Uber Eats - 89%), obtendo as duas um Índice de Satisfação situado entre os 60% e 65%", refere o Portal da Queixa. As restantes plataformas mais reclamadas registam valores de queixas irrisórios..São os utilizadores entre os 25 e 34 anos que lideram as queixas registadas no Portal da Queixa, sendo responsáveis por 41% das reclamações efetuadas.