No verão de 2013 será possível voltar a nadar no Complexo Desportivo dos Olivais, equipamento histórico mais conhecido como Piscina dos Olivais. O equipamento municipal vai passar a chamar-se Go Fit Olivais.
As obras estão em curso e representam um investimento de perto de oito milhões de euros da empresa espanhola Ingesport, que ganhou o concurso público lançado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML).
"Aqui conseguimos que as piscinas tenham um cariz comercial e ao mesmo tempo um de saúde pública", afirmou António Costa, presidente da CML, sublinhando a "inovação" desta parceria.
É que o modelo de negócio que une a CML à Ingesport nunca tinha sido tentado em Portugal: a Câmara concessiona o complexo à Ingesport, que recupera e explora comercialmente, mas prestando os mesmos serviços e aos mesmos preços que os outros complexos municipais. O contrato é válido por 35 anos.
"Este complexo foi o símbolo de uma cidade que parou, bloqueou e se deixou degradar", lamentou António Costa, que chegou a frequentar as Piscinas dos Olivais em criança.
A Ingesport é especializada na reabilitação de estruturas desportivas e já tem sete espaços a funcionar em Espanha, com 80 mil clientes.
António Costa revelou ainda que será assinado um contrato semelhante com a Ingesport para a recuperação das piscinas do Campo Grande e outro para a reabilitação das piscinas do Areeiro, mas neste caso com uma empresa diferente.