A Canon revelou imagens que mostram a qualidade do seu novo sensor de imagem, capaz de captar fotografias de 120 megapíxeis. Sobretudo na área do vídeo, o detalhe é de tal forma grande - 60 vezes superior ao de uma câmara Full HD -, que esta câmara pode levantar questões ao nível da privacidade.
A empresa revelou um vídeo de três minutos que coloca lado a lado a nova câmara com a Canon 1D Mark IV (lançada em 2010).
https://www.youtube.com/watch?time_continue=50&v=40yruxcr-yQ
A Canon diz que o novo sensor é de ultra-alta resolução e que só é possível atingir estes resultados através do processamento de imagem paralelo, isto é, através de uma leitura dos sinais captados por múltiplos píxeis a grande velocidade.
O que isto permite é captar imagens ‘normais’, mas às quais depois é possível extrair muito mais informação. Se aplicar um zoom considerável numa imagem da Canon 1D Mark IV, a imagem perde muito detalhe ao ponto de alguns elementos serem irreconhecíveis. Com a câmara de 120 megapíxeis isso não acontece e é aqui que a nova câmara, ainda em fase de testes, traz uma grande novidade.
É também aqui que a Canon 120 MXS levanta algumas questões: o detalhe que capta é tão grande que é possível ver com clareza a cara de uma pessoa, numa multidão de pessoas, a vários metros de distância.
O desenvolvimento de um sensor de imagem com 120 megapíxeis é um objetivo antigo da Canon. O primeiro protótipo foi anunciado em 2010 e quase oito anos depois ainda não há data sobre quando vai ser lançado um produto equipado com esta nova tecnologia.