Esta é a melhor maneira de assinar os seus emails

Estudos indicam que há uma forma de terminar os seus emails para obter uma taxa de resposta mais elevada.
Publicado a

Há quem assine um email com um simples “obrigado”, “melhores cumprimentos”, “atenciosamente”. Apesar das semelhanças semânticas aparentes, a verdade é que há umas expressões mais eficazes do que outras.

Um simples “obrigado” - e as variantes como “obrigado desde já” ou “muito obrigado” - é a expressão ideal para terminar um email porque, não sendo nem demasiado rígido nem displicente, é ao mesmo tempo a forma ideal de se iniciar ou terminar qualquer tipo de conversa profissional.

A empresa detentora da aplicação de email Boomerang pegou em 350 mil emails e estudou quais tinham melhor taxa de recetividade, com base na forma como terminavam. Todas as variantes de "obrigado" tinham uma taxa de resposta de 62%, em comparação com 46% para a correspondência trocada com final menos "agradecido", cita o site da Time. Melhor do que um obrigado, só mesmo “obrigado desde já” (65,7%).

“Terminar um email com um sinal de gratidão é uma boa aposta quando estamos à espera de alguma informação em retorno ou simplesmente à espera de uma resposta”, explica a responsável pela análise de dados da Boomerang, Brandan Greenley.

Lição a aprender desde cedo

Curiosamente ou não, as conclusões do estudo da Boomerang são semelhantes às de um outro estudo, realizado em 2010 e intitulado "Um simples obrigado pode ir muito longe". Nele, os académicos norte-americanos Adam M. Grant e Francesca Gino analisaram o comportamento de 69 alunos a quem tinham sido enviados emails a pedir ajuda para um trabalho académico. Os números foram conclusivos: As mensagens que terminavam com uma qualquer expressão de agradecimento apresentaram uma taxa de recetividade duas vezes superior às restantes.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt