Estação Galiza do Metro do Porto coberta com 15 vigas de 200 toneladas

A Linha Rosa, obra com um custo de 304,7 milhões de euros, deverá estar concluída em julho de 2025.
Futura estação do metro na Praça da Galiza, Porto.
Futura estação do metro na Praça da Galiza, Porto.Pedro Granadeiro/Global Imagens
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A futura estação Galiza do Metro do Porto está a ser coberta, em dois dias, com 15 vigas de 200 toneladas que irão tapar o 'buraco' aberto naquela praça portuense, explicou esta terça-feira Pedro Lé Costa, gestor de projeto da Linha Rosa do Metro do Porto (São Bento - Casa da Música).

"Nesta fase estamos a fazer o fecho da laje de cobertura da estação. Esta zona [...] leva vigas de 200 toneladas e requer uma coordenação e um planeamento específico. Estamos a falar de vigas de grandes dimensões, que têm de chegar muito cedo à cidade do Porto em transportes especiais", adiantou aos jornalistas o responsável.

Como revelou, "têm de ser usadas gruas de elevada capacidade, uma delas de 500 toneladas e outra de 300", que estão "a trabalhar em simultâneo", uma a suportar cada lado da viga, numa "operação que tem de ser muito bem coordenada para garantir a comunicação entre as duas gruas e permitir o levantamento tandem das vigas".

"Nós tínhamos planeado isto para três dias. O que estamos a verificar é que no final do primeiro dia a colocação das vigas está a ser mais ágil do que era esperado. O que vamos fazer é antecipar, e [o processo] vai ser encurtado para dois dias", com final previsto para a madrugada de quarta-feira, com a "colocação das últimas cinco vigas".

Após a colocação das vigas, haverá "um ensoleiramento geral, com uma laje para distribuição de cargas, e começar o aterro" da zona da cobertura da estação, "para depois fazer a restituição da zona envolvente".

Em causa está a devolução da zona atualmente ocupada pelo estaleiro à circulação rodoviária, deslocando-o para junto das bombas de gasolina no local, "para permitir fazer os acessos nascente, que ainda estão por executar".

Pedro Lé Costa estima ter o trânsito a circular por cima da estação Galiza em cerca de mês e meio a dois meses, e os dois acessos nascente prontos até final do ano, estando sempre garantido "o fluxo automóvel na zona" e o acesso das ambulâncias ao Hospital Santo António.

Depois da abertura do túnel, na Rua dos Clérigos, entre as futuras estações São Bento e Hospital Santo António, no remanescente da Linha Rosa faltam ainda "cerca de 40 metros" entre Galiza e Hospital Santo António, cuja conclusão está prevista para o final do mês, e a ligação da Galiza à Casa da Música está prevista até final do ano.

Quanto à restituição da Fonte da Natividade na estação da Galiza, após ter sido encontrada na Praça da Liberdade no início dos trabalhos da Linha Rosa no centro histórico do Porto, o responsável disse que o processo, "numa fase muito adiantada", decorre juntamente "com a tutela" da Cultura e a Câmara do Porto.

O objetivo será "ver a melhor forma de integrar a Fonte de Natividade no jardim" que nascerá por cima da estação sita na Praça da Galiza, sendo "um trabalho de integração paisagístico que requer algum cuidado, para garantir o que estava anteriormente acordado em questões de paisagismo e árvores, mas procurar integrar um vestígio arqueológico que convém manter".

"Já houve discussões com a Câmara e pareceres da Câmara para, em conjunto com eles e o arquiteto Souto Moura [autor da estação Galiza], procurarmos a melhor solução para trazê-la para aqui", disse Pedro Lé Costa.

Os custos totais da Linha Rosa ascendem aos 304,7 milhões de euros.

Atualmente, a Metro do Porto conta com seis linhas em operação, aguardando-se a inauguração da extensão da Linha Amarela (D) entre Santo Ovídio e Vila d'Este (Vila Nova de Gaia), a conclusão das obras da Linha Rosa (G), entre São Bento e Casa da Música (Porto), e da linha de 'metrobus' entre Casa da Música e a Praça do Império.

A obra da Linha Rubi (Santo Ovídio - Casa da Música), que inclui uma nova ponte sobre o rio Douro, já arrancou e o concurso público para a segunda fase do 'metrobus', que ligará o serviço até à Praça Cidade do Salvador (rotunda da Anémona), também já foi lançado.

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