Estado regressa ao mercado para se financiar até 1250 milhões

A agência que gere o crédito público agendou um leilão de Obrigações do Tesouro a dez anos para a próxima quarta-feira.
Publicado a

O Tesouro vai regressar aos mercados de financiamento na próxima semana. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou esta sexta-feira que irá realizar uma emissão de dívida a dez anos. O objetivo é obter financiamento de entre 1000 milhões e 1250 milhões de euros, numa operação que se realizará na próxima quarta-feira.

A ida ao mercado acontece numa altura em que os juros da dívida nacional têm batido mínimos de 2015. Segundo dados da Reuters a linha de obrigações que será alvo da operação negoceia em mercado secundário, um barómetro de quanto o Estado terá de pagar para se financiar, com uma taxa de 2,105%.

A operação de financiamento surgirá na semana seguinte à decisão da DBRS sobre o rating de Portugal. A agência canadiana que avalia Portugal um nível acima de lixo pode manifestar-se esta sexta-feira sobre a notação do país. Poderá ser uma das últimas operações de financiamento de médio e longo prazo do ano já que a meio de outubro, a agência liderada por Cristina Casalinho estimava que seria necessário emitir mais 1400 milhões de euros em Obrigações do Tesouro até final do ano.

Desde o início do ano, o Tesouro já emitiu em Obrigações do Tesouro cerca de 13600 milhões de euros. Além do contributo destes títulos, o principal instrumento de financiamento do Estado, o IGCP contava ainda captar até final do ano cerca de 300 milhões de euros em certificados de poupança.

Atualizada às 13:18

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt