
Os estabelecimentos portugueses voltaram a registar um aumento homólogo de 8% na faturação decorrente dos pagamentos efetuados com cartão na semana da Páscoa, segundo dados da Reduniq, a maior rede nacional de aceitação de cartões da marca Unicre, com cerca de 70% da quota de mercado. Tanto a atividade doméstica como a estrangeira contribuíram para esta evolução, subindo os montantes processados em 12% e 3%, respetivamente.
Embora o crescimento tenha sido menor do lado dos turistas, é de destacar que, entre 25 e 31 de março, o consumo estrangeiro representou mais de um quarto (26%) das receitas totais. Espanha (12%), Reino Unido (12%), Estados Unidos (11%), Irlanda (11%) e Alemanha (8%) foram os mercados emissores que mais contribuíram para o desempenho dos negócios durante a festividade.
Tiago Oom, diretor comercial da Unicre, afirma que em causa está um cenário “muito positivo, que reflete a curva ascendente da procura de Portugal enquanto destino de férias”. Por outro lado, considera o especialista, a dinâmica observada é crucial para a digitalização dos negócios, na medida em que “são os consumidores estrangeiros os primeiros a trazer uma necessidade por novas formas de pagamento” - o que faz com que os comerciantes tenham um maior interesse em incorporar novos métodos.
Após refinar as datas de maior consumo, em termos globais, a empresa concluiu que foi na quinta-feira, 28 de março, que se registou o pico de crescimento da faturação: mais 44% face à média das restantes quintas-feiras do mês. Já na Sexta-Feira Santa, dia 29, observou-se um aumento de 10% do volume, por comparação ao exato feriado no ano anterior, e uma subida de 22% relativamente à média das outras sextas-feiras de março.
No setor da hotelaria e atividades turísticas, em concreto, os estrangeiros representaram 78% da faturação durante a Páscoa, tendo os distritos de Faro (86%), Madeira (86%), Lisboa (83%) e Porto (78%) apresentado ou uma manutenção ou uma subida da procura, face a igual período de 2023.
A restauração, por sua vez, viu o peso estrangeiro alcançar os 36%, com destaque para as regiões de Faro (63%) e Madeira (53%).
Uma análise geral por regiões, isto é, considerando todas as categorias de atividade, indica que o consumo realizado por turistas foi mais expressivo na Madeira (47%), Faro (46%), Lisboa (27%) e Viana do Castelo (27%).
Em 2023, a Reduniq apresentou um recorde de 28,8 mil milhões de euros transacionados na sua rede.